Agrupamento de Escolas de Ílhavo assinala abertura do Curso de Língua Gestual Portuguesa.

2024-03-05 07:55

Categoria: 

Concelho: 

O Agrupamento de Escolas de Ílhavo assinala a abertura do Curso de Língua Gestual Portuguesa.

Aposta assumida na “educação inclusiva” com sessão inaugural na Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, esta terça, às 17h55.

Trata-se de um curso gratuito de Língua Gestual Portuguesa e que alarga a oferta de formações certificadas disponibilizadas pelo agrupamento, abrangendo áreas diversas como Nutrição, Higienização, Informática e Linguagens.

Reconhecida enquanto referência educativa para alunos com surdez, a instituição reconheceu a relevância de alargar o ensino da Língua Gestual Portuguesa a docentes, assistentes, pais, encarregados de educação e até à comunidade envolvente.

O agrupamento revela que a adesão a esta iniciativa “superou todas as expectativas”, com as vagas para a primeira turma a esgotarem-se em três dias, “evidenciando o interesse e a necessidade palpáveis por formações desta natureza”.Entretanto foram acrescentadas mais duas turmas ao programa.

“Tal decisão possibilitará que um adicional de 40 formandos tenha acesso à aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa, aumentando para 60 o número total de vagas disponíveis”.