Participantes no campeonato de Kneeboard desfilam na Costa Nova.

2022-09-10 06:48

Categoria: 

Concelho: 

O arranque dos Kneeboard Surfing World Titles 2022, que pela primeira vez se realizam em Portugal e que contarão com cerca de uma centena de atletas, representantes de 11 países de quatro continentes, fica marcado pelo desfile de atletas na Costa Nova.

Cerimónia agendada para a manhã deste sábado.

A organização a cargo da Associação de Surf de Aveiro (ASA), World Titles Kneeboard Surfing e Federação Portuguesa de Surf promove, na marginal da Costa Nova, uma cerimónia de abertura.

Tratadas as formalidades nos três primeiros dias do evento, é tempo de começar a preparar a competição.

Assim, o domingo (dia 11) é dedicado aos treinos livres, para que os kneeboarders se adaptem ao mar da Costa Nova.

Depois, a competição será rainha entre segunda-feira (dia 12) e sábado (dia 17), com as diversas fases das diferentes categorias em prova.

A saber: Open; Open Women; Cadet (menos de 16 anos); Junior (16 a 19 anos); Pro Junior (20 a 29 anos); Senior (30 a 39 anos); Master (40 a 44 anos); Grand Master (45 a 49 anos); Veteran (50 a 54 anos); Kahuna (55 a 59 anos); Legend (60 a 64 anos) e Immortals (mais de 65 anos).

No sábado (dia 17) realizam-se as finais das diversas categorias e ainda a competição Tag Team, finalizando com um sunset exclusivo.

Em todos os dias de competição haverá um programa social para os competidores, com visitas a locais icónicos da região como ao Farol da Barra ou ao Museu Marítimo de Ílhavo e também um passeio de moliceiro pela Ria de Aveiro, assim como uma prova de ovos moles.

Por fim, no domingo (18 de setembro) é dia da consagração dos novos campeões mundiais de Kneeboard Surfing, com a entrega dos World Titles.

A organização conta com a presença de cerca de uma centena de atletas, oriundos da Austrália, Brasil, Espanha, França, Nova Zelândia, Portugal, África do Sul, Tahiti, Reino Unido, Estados Unidos da América e Venezuela.

Paralelamente, o público presente na praia pode desfrutar de experiências de kneeboard gratuitas, assistir a ações de sensibilização ambiental e de limpeza da praia e participar em workshops de artesanato.