Aveiro: Galitos celebra regresso à piscina e sonha com posto náutico na antiga lota.

2024-03-05 09:39

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Assembleia Geral do Clube dos Galitos afirma contentamento pelo acordo entre APA, Câmara de Aveiro e Governo para a passagem dos terrenos da antiga lota para a autarquia.

Armando França admite que este é também um sinal de esperança não apenas para a utilização de um espaço degradado mas também para o futuro do remo em Aveiro.

O dirigente recorda décadas em que o processo se arrastou até a um desfecho que permite ao Estado recuperar os terrenos e passar a sua propriedade para a autarquia a troco de 6,7 milhões de euros.

França admite que o posto náutico é um sonho antigo antigo e que a esperança renasce (com áudio)

Armando França em semana que o Clube dos Galitos regista como marcante pela reabertura da piscina modernizada junto à escola secundária José Estêvão, batizada com o nome do antigo nadador olímpico, Diogo Carvalho.

Obra de reabilitação adjudicada por 1,2 milhões de euros e que acabou por custar 2,2 milhões de euros, sendo 600 mil euros por trabalhos a mais e 400 mil euros por revisão de preços.

Processo longo mas que termina ao fim de dois anos e meio.

Armando França destaca o espírito de cooperação entre clube, autarquia, atletas e famílias (com áudio)

Agora sob o nome piscina Diogo Carvalho, a estrutura já está ao serviço do Galitos e em breve estará à disposição dos restantes utentes.

Diogo Carvalho, antigo nadador olímpico, dá nome ao equipamento assumindo que poder ser "uma inspiração para todos os atletas nadadores e contribuir para a promoção do exercício físico e desenvolvimento da natação em Aveiro" (com áudio)