Primeiro-Ministro, Ministro da Cultura, Ministra da Coesão Territorial e Chefe do Estado-Maior da Armada marcam presença na Sessão Protocolar Aveiro 2024.

2024-01-24 13:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Primeiro-Ministro, Ministro da Cultura, Ministra da Coesão Territorial e Chefe do Estado-Maior da Armada marcam presença na Sessão Protocolar Aveiro 2024.

É o ato formal de abertura da Capital Portuguesa da Cultura na sexta-feira, dia 26, a partir das 17h no Museu da Cidade e Teatro Aveirense.

António Costa, Pedro Adão e Silva, Ana Abrunhosa e Gouveia e Melo juntam-se a José Ribau Esteves na Sessão Protocolar de Aveiro 2024.

Sob o lema “O ano como palco. Um cenário infinito”, Aveiro apresenta, em 2024, o melhor que se faz na área cultural, com o objetivo de aprofundar a relação da cultura com o desenvolvimento de Aveiro e de Portugal.

Este evento, limitado a convidados, marca o momento de apresentação formal da Capital Portuguesa da Cultura e decorre no dia em que se celebra a primeira referência a Aveiro num documento oficial: o testamento de Mumadona Dias, condessa do Condado Portucalense, datado de 959.

O testamento, confiado à Torre Tombo e raramente exibido, estará na exposição SAL de Aveiro, SAL do Mundo, no Museu da Cidade.

A Sessão Protocolar tem início às 17h com a inauguração desta exposição, que contempla vários objetos raros e documentos inéditos, que instituem, asseveram e ilustram Portugal enquanto território com forte ligação ao sal.

O evento continua no Teatro Aveirense, com um concerto de guitarra portuguesa por parte de Marta Pereira da Costa, às 18h.

A compositora e instrumentista com notoriedade mundial depois de tocar guitarra portuguesa no programa Tiny Desk Concerts, da rádio pública norte-americana, é a convidada para o concerto.

O presidente da CIRA, o Bispo de Aveiro, a Reitoria da Universidade e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro marcam presença neste momento.