Novo circo e música nas propostas culturais de fim de semana na região de Aveiro.

2024-02-16 20:40

Categoria: 

Concelho: 

Um espetáculo de novo circo é a proposta da Capital da Cultura para sábado.

“Juventud, Manifeste Jonglé” tem marcada para as 21h30 no Teatro Aveirense.

Criado pelo coreógrafo e malabarista Nicanor de Elia, Juventud junta cinco intérpretes que usam o malabarismo como instrumento poético e gesto revolucionário.

Uma performance que inclui ainda movimento, som, luz e vídeo, numa ode à liberdade.

Um excerto deste espetáculo venceu o prémio do júri pela inovação do Festival Mondial du Cirque de Demain 2023.

 

O centro das artes de Sever do Vouga apresenta o espetáculo “intermitências”.

Trata-se de um espetáculo de fusão de música com luz que se pretende traduza numa experiência multidisciplinar e performativa para o espetador.

Através de uma panóplia de instrumentos de percussão e objetos luminosos, os RePercussion Trio apresentam ao público um repertório de obras dos compositores contemporâneos Cathy Van Eck, David Bird, Juliana Hodkinson, Simon Løffler e Carlos Guedes.

Ao carácter sinérgico, inusitado e luminoso do concerto, junta-se um carácter didático com os comentários do Professor Jorge Castro Ribeiro.

Para ver e ouvir este sábado às 21h30.

Este é um espetáculo cofinanciado pelo Ministério da Cultura e Câmara Municipal de Sever do Vouga

 

Mário Laginha e Pedro Burmester sobem ao palco do Cineteatro Alba, este sábado, dia 17, às 21h30, para um concerto único, a quatro mãos, que celebra os 189 anos da Fundação do Concelho de Albergaria-a-Velha.

Há 25 anos, os dois talentosos pianistas iniciaram uma colaboração cimentada por uma grande amizade e cumplicidade, de que resultou um disco, muitos concertos um pouco por todo o mundo e, alguns anos depois, a participação no projeto 3Pianos, com Bernardo Sassetti.

Unidos por uma formação musical clássica, Mário Laginha enveredou por uma carreira mais próxima do jazz, enquanto Pedro Burmester seguiu um percurso orientado para a interpretação de um repertório clássico.

Na tarde de sábado, às 16h, no âmbito das Comemorações dos 189 anos da Fundação do Concelho, o Município de Albergaria-a-Velha irá atribuir 11 Medalhas de Mérito Municipal a associações, IPSS e empresas locais, às 16h, no Edifício dos Paços do Município.

Serão atribuídas as distinções honoríficas à empresa Prifer – Grau Ouro; à Creche/Fundação D. Helena de Albuquerque Quadros e Casa dos Leitões, ambas Grau Prata; bem como ao Agrupamento de Escuteiros de Angeja; à Associação de Infância D. Teresa; à Probranca; ao Centro Social e Paroquial de São Vicente, Branca; ao Centro Social e Paroquial de Angeja; à Associação de Solidariedade Social de Alquerubim; à CEDIARA, Ribeira de Fráguas e à AHMA – Associação Humanitária Mão Amiga, todas com Grau Cobre.

Esta atribuição visa distinguir as Associações e Coletividades, Empresas e Instituições Particulares de Solidariedade Social que, ao longo dos anos, têm contribuído para o aumento de prestígio para o Município a nível Regional, Nacional e Internacional, para a melhoria das condições de vida da comunidade, bem como contribuído, de forma relevante, para o progresso de Albergaria-a-Velha.

 

Edmundo Inácio em Águeda no concerto de apresentação do seu álbum de estreia “Vai-se andando?”.

O multi-instrumentista e produtor musical participou no The Voice Portugal e no Festival RTP da Canção e, no seu trabalho, funde as raízes da música tradicional com o Rock, Pop Alternativo e música eletrónica.

O Centro de Artes de Águeda apresenta o espetáculo às 21h30.