Ílhavo: Final das Idolíadas marcada para domingo na Casa da Cultura.

2024-05-15 07:53

Categoria: 

Concelho: 

O concurso artístico Idolíadas, promovido pelo Município de Ílhavo, regressa no próximo domingo ao palco da Casa da Cultura de Ílhavo.

Seniores em provas de palco, vídeo e artes plásticas.

As Idolíadas são consideradas o maior concurso artístico para a população sénior em Portugal, envolvendo mais de 400 participantes na prova de cultura geral, mais de 300 na prova de poesia e mais de 500 nas provas de palco, vídeo e arte plástica.

Nesta fase final, participam os Municípios de Aveiro, Águeda, Ovar, Oliveira do Bairro, Mira e Albergaria-a-Velha.

O concurso começou no dia 22 de fevereiro, com a declamação de poesia na Fábrica Ideias na Gafanha da Nazaré, onde o Município de Albergaria-a-Velha se destacou com a declamação do poema "O Triunfo de Ser Velho".

No concurso de cultura geral, realizado no dia 13 de março, no Centro de Artes de Ovar, as equipas foram desafiadas com 50 perguntas e o Município de Águeda foi o vencedor.

Uma das etapas finais desta iniciativa ainda está em votação até o dia 17 de maio.

O público é convidado a participar ativamente na seleção do melhor vídeo, explorando o significado e a importância das Idolíadas.

A votação está aberta na página oficial do Facebook "Maior Idade - Município de Ílhavo".

Esta é uma oportunidade única para os cidadãos expressarem suas preferências e contribuírem para a valorização deste evento cultural.

Os bilhetes para a sessão das Idolíadas encontram-se esgotados.

Esta é a 10.ª edição do Concurso Idolíadas, um evento anual que celebra o talento e a criatividade da população sénior de vários municípios em diversas áreas artísticas, incluindo poesia, cultura geral, palco, vídeo e artes plásticas.

Este concurso assume-se como plataforma “inclusiva e inspiradora”, reconhecendo e valorizando o “potencial artístico das pessoas mais velhas”.

Festa na tarde de domingo, a partir das 15h, na Casa da Cultura de Ílhavo.