Ílhavo: Artistas ao Leme no festival de circo contemporâneo.

2022-11-30 07:31

Categoria: 

Concelho: 

O festival de circo contemporâneo inicia, esta quarta, a programação cinco dias em Ílhavo, Gafanha da Nazaré, Costa Nova e Gafanha da Encarnação.

Sabe-se que o LEME chama 75 profissionais de 20 países a Ílhavo para debater boas práticas de diversidade e inclusão para o circo contemporâneo.

A sessão de abertura acontece, esta tarde, às 15h, na Casa da Cultura de Ílhavo, com a segunda edição do DIVE – In Deep Learning Activity, promovido pela Circostrada Network. 

Coorganizado pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, e pela Bússola, organização de desenvolvimento de projetos artísticos, o festival acolhe este ano a segunda edição do DIVE, um evento imersivo promovido pela Circostrada Network, em conjunto com a organização do LEME e a Acesso Cultura.

A experiência de três dias, que acontece pela primeira vez em Portugal, reúne inscrições de 75 profissionais de 20 países, que estarão reunidos entre os dias 30 de novembro e o dia 2 de dezembro na Casa da Cultura de Ílhavo e no Cais Criativo da Costa Nova para debater boas práticas de diversidade e inclusão para o circo contemporâneo a nível internacional.

Esta experiência desafia os seus participantes a tirar partido do ambiente de partilha e dinâmica do LEME, e a refletir através de conversas, formações e espetáculos sobre o tema “Corpos Diversos”, tema transversal a todo o festival.

O primeiro dia do DIVE arranca com uma intervenção sobre invisibilidade nas artes, pelo iraquiano Yamam al Zubaidi, numa jornada que conta ainda com uma conversa com a bailarina e acrobata Diana Niepce.

No dia 1 de dezembro, debatem-se diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade nas práticas culturais com Marco Paiva (Terra Amarela) e outros oradores e ainda as experiências profissionais artísticas e culturais de pessoas com deficiência com Mickaella Dantas (Candoco Dance Company), Joana Gomes (intérprete) e Joana Honório (atriz).

O dia termina com uma conversa entre a performer interdisciplinar Darya Efrat e o bailarino e artista de circo Sérgio Conceição sobre os seus trabalhos artísticos com foco nas dimensões da diversidade e inclusão.

O último dia do DIVE promove uma mesa redonda sobre espaço público e as questões da visibilidade/invisibilidade nas práticas culturais colocando em debate e reflexão um painel composto por Jordi Duran Roldos (Dimitri Ialta), Janne Schröder (PELE - Espaço de Contacto Social e Cultural) e Alfonso Pato (Festival de Cans, Espanha).

Durante o DIVE, acontecem ainda os espetáculos “Anda, Diana” (Diana Niepce), “Raiz” (Circo Caótico), “Simulacro” (Margarida Montenÿ & Carminda Soares) e “Corpo espectacular” (Mariana Barros), sendo que estes dois últimos decorrem no Planteia (Casa da Cultura de Ílhavo) e são showcases da plataforma Outdoor Arts Portugal.

Todos os espetáculos são abertos ao público em geral.

A programação do LEME, que prossegue até dia 4 de dezembro em vários locais do Município de Ílhavo, está disponível no site e nas redes sociais do 23 Milhas.

Os bilhetes estão disponíveis online em ilhavo.bol.pt ou nas bilheteiras físicas do projeto, na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.