Gonçalo Almeida vence concurso para realização de curta-metragem.

2023-04-12 16:59

Categoria: 

Concelho: 

Gonçalo Almeida é o vencedor do concurso para a realização de uma curta-metragem sobre o tema “Rugas”.

Com um prémio monetário de 1500 euros, esta iniciativa da Câmara Municipal de Ílhavo promove e valoriza os talentos criativos, no âmbito do trabalho desenvolvido no “Eixo Criação” do Laboratório do Envelhecimento.

A escolha do vencedor teve em conta quatro critérios de avaliação: originalidade e criatividade, qualidade da mensagem, adequação ao tema e análise curricular.

Em resposta ao desafio lançado, Gonçalo Almeida propõe um documentário “observacional e participativo, conjugando entrevistas, filmagens quotidianas, fotografias, encenações e apontamentos subtis de experimentalismo e comédia”.

A curta-metragem terá como protagonista o próprio avô do realizador, Manuel Lima. O principal tema a desenvolver será o ócio e a forma como o protagonista lida com todo o tempo livre e sossego que a velhice lhe proporcionou. O documentário mostrará como uma casa com cinco filhos se tornou numa casa para uma pessoa só e como o protagonista trocou as tesouras e agulhas de alfaiate pelas tintas e pincéis.

Para a realização desta curta-metragem, Gonçalo Almeida contará com a colaboração de Alexandra Guimarães na realização, produção e imagem.

Gonçalo Almeida é licenciado em Cinema e Audiovisual, pela Escola Superior Artística do Porto.

Desde 2019 é videógrafo e editor freelancer, somando no seu currículo várias curtas e longas-metragens de ficção e documentário. Com a curta-metragem documental “Cristóval – Pontebarxas” (2022) venceu o Prémio de Melhor Documentário no Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão 2022. A curta-metragem “Musgo” (2021), que realizou com Alexandra Guimarães, foi apresentada em diversos festivais de cinema nacionais e internacionais.

Colaborou, também, em filmes como diretor de fotografia e assistente de imagem, tendo participado como assistente de imagem na longa-metragem de ficção “Sculp_Sonhos”, dirigida por Joaquim Pavão, que venceu o Prémio de Melhor Filme Experimental do FICUFP e foi exibido em vários festivais de cinema nacionais e internacionais.