Festivais de Outono com espetáculos a partir de dia 27 de Outubro.

2023-10-20 13:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A 19ª edição dos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro (UA), de 27 de outubro a 30 de novembro, abrirá uma janela com vista para a extraordinária vida musical da região centro”, propõe o diretor artístico do evento Pedro Rodrigues.

O professor de guitarra clássica na UA destaca, no texto de apresentação do programa deste ano, para além dos nomes já consagrados, talentos locais cujo trabalho é reconhecido em concursos, nacionais e internacionais, de alto nível.

Embora os Festivais de Outono sejam uma das evidentes expressões da ação continuada da UA na vida cultural da região, esta edição terá um significado ainda mais especial a este nível.

Será “um momento de contemplação e reflexão sobre a presença da Universidade de Aveiro na vida cultural da região centro: contribuições passadas, presentes e futuras e contribuições que assumem múltiplos formatos: professores, intérpretes, compositores, agentes culturais e melómanos”, dado que o Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA, onde se leciona Música, Design e Novas Tecnologias, celebra oficialmente, em 2023, 30 anos de existência, refere ainda o diretor artístico.

Há um novo modelo de concertos, Outonos em Família. “Estes concertos foram criados com o objetivo de oferecer, a todos a possibilidade de assistir a concertos dos Festivais num horário propício às diversas faixas etárias” define Pedro Rodrigues.

O primeiro destes concertos está agendado para 28 de outubro, sábado, às 11h00, no auditório Renato Araújo, com interpretação do Sonum Trio e apresentação de Jorge Castro Ribeiro, professor do DeCA.

O segundo, a 5 de novembro, domingo, também às 11h00 e no mesmo local, contará com o Coro do DeCA, e apresentação de Vasco Negreiros, professor da UA. A obra a interpretar será “Shakespeare Songs”.

A edição de 2023 será ainda marcada pela homenagem ao professor de Guitarra clássica, Paulo Vaz de Carvalho. Neste evento, a 11 de novembro, no auditório do CCCI, edifício anexo ao DeCA, participam: Heder Dias, André Madeira, António Justiça, BAGO, Paula Sobral + Rúben Sobral e André Cardoso + Sara Vidal.

O programa inclui, como habitualmente, atividades em Aveiro, Águeda, Ílhavo e Oliveira de Azeméis.

A Orquestra Filarmonia das Beiras, como habitualmente, abre e encerra o programa.

No concerto de abertura, a 27 de outubro, no auditório Renato Araújo (UA), às 21h30, atuará com as solistas Beatriz Cortesão (Harpa) e Mafalda Carvalho (flauta), sob a direção do maestro convidado Fernando Marinho.

A encerrar, a 30 de novembro, no Teatro Aveirense, às 21h30, atuará com Orquestra de Sopros do DeCA e o solista Francisco Lourenço (viola de arco) sob direção pelo maestro convidado Luís Carvalho.