- Minuto de prevenção
Transporte de Crianças

Chegado o verão, existe um maior fluxo de transporte de crianças. Assim a Comissão de Proteção de Jovens e Crianças de Ílhavo e a Guarda Nacional Republicana recomendam:
Quando existam transportes colectivos de crianças realizados em autocarros, deverá garantir junto da entidade responsável que estão a ser cumpridos os requisitos legais, nomeadamente corresponder a cada criança um lugar sentado, a utilização do respectivo Cinto de Segurança e Sistema de Retenção de Criança (cadeirinha ou banco elevatório) quando necessário. Nos autocarros a entidade deverá ainda garantir a existência de pelo menos um Vigilante, ou dois quando sejam transportadas mais de 30 crianças, responsáveis por garantir a utilização dos vários Sistemas de Retenção e acompanhar as crianças no atravessamento da via.
Quando são transportadas em viaturas ligeiras, as crianças com menos de 12 anos apenas podem ser transportadas nos lugares da retaguarda, e se cumulativamente não possuírem 12 anos e 1,35m, existe a obrigatoriedade de utilizar o Sistema de Retenção de Criança adequado.
Por fim lembrar que estas normas existem para salvaguardar as crianças e cabe-nos a nós garantir preventivamente o seu cumprimento.
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.
Episódios
-
ImagemComissão lança portal «Access2Markets» para apoiar atividades das pequenas empresas27.10.2020Ouvir
A Comissão Europeia lançou hoje o portal «Access2Markets» para ajudar as pequenas e médias empresas a fazerem negócios além das fronteiras da UE. O novo portal dá resposta aos pedidos das partes interessadas no sentido de explicar melhor os acordos comerciais e ajudar as empresas a garantir que os seus produtos são elegíveis para uma redução dos direitos aduaneiros.
-
ImagemGabinete de Apoio à Família II28.05.2018Ouvir
As famílias atravessam um conjunto de fases de desenvolvimento que implicam a existência de crises esperadas (como a entrada dos filhos na escola, a adolescência, o envelhecimento) e crises inesperadas (como a doença, o desemprego, ou a perda de um ente querido).
Nesse sentido, o Gabinete de Apoio à Família apoia as famílias, nas diferentes etapas do seu desenvolvimento, na resposta e adaptação a essas crises. O Gabinete possui um conjunto de técnicos das áreas da psicologia, serviço social, sociologia, direito e gerontologia.
-
ImagemGabinete de Apoio à Família:21.05.2018Ouvir
É na família que crescemos, que desenvolvemos a nossa identidade e que recebemos suporte para a construção daquilo que nos define enquanto pessoas. A vida familiar é um espaço de afetos e de proteção, que, simultaneamente, nos prepara para abraçar os desafios do mundo. Nela vivemos um conjunto de experiências e vivências gratificantes, mas, também, momentos de preocupação, dúvidas e receios, associadas a crises, esperadas ou inesperadas, às quais a família se tem de adaptar.
-
Imagemfamilia ii14.05.2018Ouvir
Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família. Desse essa altura que este dia se comemora como forma de chamar a atenção para as questões relacionadas com o dia-a-dia da Família, para reconhecer o seu papel na sociedade e incentivar a adoção de medidas para melhorar a sua condição.
-
ImagemFamília07.05.2018Ouvir
É na vinculação com os pais que a criança constrói o primeiro padrão de segurança e isso acontece logo no nascimento. Durante a infância e adolescência desenvolvem a sua personalidade mas, independentemente das experiências que tenham, existe um elemento agregador que lhes dá o sentimento de pertença e identidade: a família.