- Educação à Escuta
projeto UaCuida
 
- O Projeto UaCuida surge na continuidade das suas preocupações com os Cuidados à Família, mais centrado nas famílias cuidadoras de pessoa dependente, em qualquer fase do ciclo vital, acompanhando assim as transições familiares.
- Aliou esta preocupação com o que entende ser responsabilidade social e organizacional procurando dar uma resposta, sob a forma de projeto de intervenção, na Comunidade Académica da Universidade de Aveiro, aos elementos da academia que se assumam como Cuidadores Familiares, ou seja, que possam ter ao seu cuidado um familiar dependente, por doença ou envelhecimento, quer seja como cuidador principal, quer seja com uma responsabilidade partilhada com outros familiares (enquadrando-se assim numa fase de Transição para papel de Cuidador ou no desempenho deste papel).
- A sua experiência profissional na área de Saúde Materna, “pesou”, no momento de incluir no projeto, as famílias numa das fases iniciais do seu ciclo de vida – Transição para a Parentalidade.
- Entende que, em muitas situações, estes processos de transição estão relacionados com aspetos socio laborais que podem fazer emergir problemas, que se constituem como fatores de sobrecarga, com implicações não só, familiares, como também de desempenho profissional.
- Partindo destes pressupostos este projeto, UACuida, tem como propósito desenvolver o conceito de Universidade Amiga das Famílias Cuidadoras e tem como objetivo principal identificar e capacitar, os Pais e os Cuidadores Familiares, da Comunidade Académica da UA, por forma a contribuir para a que vivenciem estes processos de transição forma autónoma e sem vulnerabilidade.
- Há assim dois eixos de intervenção distintos.
Eixo – Transição para a Parentalidade – cuja intervenção se realiza sob a forma de Colóquios, designados Colóquios de Barriguitas, já a acontecer, (um colóquio por mês - três realizados), em que podem participar grávidas/casais, ou puérperas/casais, com bebés/crianças pequenas e nos quais são debatidos temas/aspetos que os participantes trazem emergentes das suas dúvidas, incertezas, vivências, constituindo-se como momentos de partilha importantes.
Eixo - Papel de Cuidador Familiar -
Após a identificação dos elementos da academia Cuidadores Familiares e para os que pretendam participar, vão decorrer Sessões de Capacitação, em diferentes áreas, desde: a substituição nos auto-cuidados (ex. higiene, alimentação), a gestão do regime terapêutico, a gestão das emoções, a gestão do tempo, os apoios sociais, entre outros.Nestes colóquios/sessões de capacitação é ainda disponibilizado material informativo, sob a forma de panfletos, construídos com base na evidência científica mais atual.Acresce referir que um projeto como se apresenta em seguida, necessita de diferentes olhares, competências diversas, disponibilidade, motivação (entre outros), pelo que sozinha nunca o poderia fazer, assim muito embora tenha sido pensado essencialmente por mim terá os contributos de uma equipa alargada de docentes, investigadores, profissionais da prática clínica e estudantes.
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.
 
Episódios
- 
Imagem HiLives: Including and Connecting in Higher Education: Networking opportunities for independent lives14.12.2020Ouvir HiLives: Including and Connecting in Higher Education: Networking opportunities for independent lives14.12.2020OuvirOlá, sou a Paula Coelho Santos, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; venho falar-vos da transformação em curso na Universidade de Aveiro (UA) (e não só), para um mais elevado nível de inclusão, capaz de se constituir como contexto de pertença de um grupo que tem estado impedido de a ela aceder: os estudantes que, tendo completado 18 anos de idade, ou terminado a escolaridade obrigatória, são detentores (apenas) de um certificado de frequência ou equivalente, que não lhes permite pleno acesso ao Ensino Superior 
- 
Imagem Plano C para a Felicidade07.12.2020Ouvir Plano C para a Felicidade07.12.2020OuvirCristina Maria Felizardo Rodrigues (www.cfeliz.pt) Quando o plano A falha e o plano B desmorona-se, eis que surge o plano de contingência para uma vida feliz Do que se trata? 
- 
Imagem inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior30.11.2020Ouvir inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior30.11.2020OuvirEvelyn Santos-https://www.ua.pt/pt/p/80324215 
- 
Imagem  
- 
Imagem Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL16.11.2020Ouvir Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL16.11.2020OuvirAna Valente Rodrigues e Vânia Carlos O Projeto “Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL”, coordenado pelas Investigadoras Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos, enquadra-se no âmbito de cursos relacionados com a formação inicial de educadores de infância e professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Foi premiado com o 2º lugar no concurso de Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica da Universidade de Aveiro - Edição 2020.