• Educação à Escuta

projeto UaCuida

Imagem
projeto UaCuida
23.03.2020
Contacto: https://www.ua.pt/essua/person/10318349 Marília Rua, docente da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e investigadora do CIDTFF, com formação de base em Enfermagem e Especializada em Enfermagem Saúde Materna e Obstétrica. Com uma carreira profissional de quase 39 anos (vinte dos quais em contexto de prática clínica), exerceu nos últimos 5 anos o cargo de Diretora do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Familiar, em consórcio com UTAD e IPB.
- O Projeto UaCuida surge na continuidade das suas preocupações com os Cuidados à Família, mais centrado nas famílias cuidadoras de pessoa dependente, em qualquer fase do ciclo vital, acompanhando assim as transições familiares.
- Aliou esta preocupação com o que entende ser responsabilidade social e organizacional procurando dar uma resposta, sob a forma de projeto de intervenção, na Comunidade Académica da Universidade de Aveiro, aos elementos da academia que se assumam como Cuidadores Familiares, ou seja, que possam ter ao seu cuidado um familiar dependente, por doença ou envelhecimento, quer seja como cuidador principal, quer seja com uma responsabilidade partilhada com outros familiares (enquadrando-se assim numa fase de Transição para papel de Cuidador ou no desempenho deste papel).
- A sua experiência profissional na área de Saúde Materna, “pesou”, no momento de incluir no projeto, as famílias numa das fases iniciais do seu ciclo de vida – Transição para a Parentalidade.
- Entende que, em muitas situações, estes processos de transição estão relacionados com aspetos socio laborais que podem fazer emergir problemas, que se constituem como fatores de sobrecarga, com implicações não só, familiares, como também de desempenho profissional.
- Partindo destes pressupostos este projeto, UACuida, tem como propósito desenvolver o conceito de Universidade Amiga das Famílias Cuidadoras e tem como objetivo principal identificar e capacitar, os Pais e os Cuidadores Familiares, da Comunidade Académica da UA, por forma a contribuir para a que vivenciem estes processos de transição forma autónoma e sem vulnerabilidade.
- Há assim dois eixos de intervenção distintos.
Eixo – Transição para a Parentalidade – cuja intervenção se realiza sob a forma de Colóquios, designados Colóquios de Barriguitas, já a acontecer, (um colóquio por mês - três realizados), em que podem participar grávidas/casais, ou puérperas/casais, com bebés/crianças pequenas e nos quais são debatidos temas/aspetos que os participantes trazem emergentes das suas dúvidas, incertezas, vivências, constituindo-se como momentos de partilha importantes.
Eixo - Papel de Cuidador Familiar -
Após a identificação dos elementos da academia Cuidadores Familiares e para os que pretendam participar, vão decorrer Sessões de Capacitação, em diferentes áreas, desde: a substituição nos auto-cuidados (ex. higiene, alimentação), a gestão do regime terapêutico, a gestão das emoções, a gestão do tempo, os apoios sociais, entre outros.Nestes colóquios/sessões de capacitação é ainda disponibilizado material informativo, sob a forma de panfletos, construídos com base na evidência científica mais atual.Acresce referir que um projeto como se apresenta em seguida, necessita de diferentes olhares, competências diversas, disponibilidade, motivação (entre outros), pelo que sozinha nunca o poderia fazer, assim muito embora tenha sido pensado essencialmente por mim terá os contributos de uma equipa alargada de docentes, investigadores, profissionais da prática clínica e estudantes.
Imagem
Educação à Escuta
Autor
susana ambrósio
Horário12:00às12:00

Episódios