- Educação à Escuta
Formar professores para a sustentabilidade
 
1 - Autor: Ana Isabel Andrade
2 - Endereço da página pessoal do Investigador no site da UA: https://www.ua.pt/pt/p/16606911
3 - Título do tema/projeto abordado: Formar professores para a sustentabilidade
4 - Texto de suporte:
Olá, chamo-me Ana Isabel Andrade, sou investigadora do CIDTFF e docente no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e venho falar-vos da importância da profissão docente.
Muito se tem dito e escrito sobre o trabalho dos professores, quase sempre reforçando a importância da profissão nos tempos difíceis que atravessamos. Mas o que se espera destes profissionais?
Podemos dizer que se espera que sejam profissionais conscientes da importância da sua profissão e se formem constantemente para a exercer, não desistindo dos seus alunos, preparando-os para contribuírem para a construção de um futuro melhor. Trata-se de contribuir para o Objetivo 4. Da agenda 2030, Assegurar educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Espera-se que os professores estejam preparados para a construção de futuros dignos para a humanidade e para o planeta, o que implica compreender o que tal significa e o que fazer para lá chegarmos. Fácil é de perceber a complexidade da profissão pelos desafios que enfrenta e pela multiplicidade de saberes exigidos: saberes sobre os conteúdos a ensinar, sobre os alunos, a escola e o sistema educativo, sobre os modos de ensinar e fazer aprender, sobre a educação, as suas teorias, finalidades e valores, sobre o currículo a (re)construir, sobre o mundo, sobre o outro e sobre si próprios.
Neste sentido, importa salientar a importância da formação de educadores e professores para a sustentabilidade a todos os níveis: ambiental, cultural e linguística, económica e social.
A Universidade de Aveiro, por exemplo, coordena neste momento o projeto TEDS - Teacher education for sustainability (Erasmus +), com a finalidade de desenvolver e investigar programas de formação contínua para educadores e professores, numa. parceria europeia, que inclui instituições de formação na Finlândia, França, Lituânia e Malta. Esta parceria propõe-se desenvolver até 2022, módulos de formação sobre equidade e solidariedade social; diversidade, diálogo e inclusão; recursos naturais, ambiente e tecnologia; economia circular e literacia financeira, desenvolvendo uma ideia de sustentabilidade a partir de projetos educativos interdisciplinares e procurando preparar melhor os profissionais de educação para os desafios que enfrentamos.
Segundo a UNESCO, o mundo precisa de cerca de 69 milhões de novos professores para alcançar o estipulado pela Agenda 2030 para a Educação (https://en.unesco.org/themes/teachers), o que nos faz reconhecer como preciosos os que temos e apostar na formação e ajuda a estes profissionais. Não esqueçamos que os professores mudam vidas ( https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000371007).
Esperamos que as escolas funcionem, estejam abertas, apesar dos constrangimentos que agora vivemos, mas esperamos, sobretudo, que os professores, neste ano letivo que agora começa, possam continuar a abrir caminhos àqueles que dela necessitam, mostrando o mundo, ensinando a compreendê-lo e a transformá-lo.
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.
 
Episódios
- 
Imagem HiLives: Including and Connecting in Higher Education: Networking opportunities for independent lives14.12.2020Ouvir HiLives: Including and Connecting in Higher Education: Networking opportunities for independent lives14.12.2020OuvirOlá, sou a Paula Coelho Santos, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; venho falar-vos da transformação em curso na Universidade de Aveiro (UA) (e não só), para um mais elevado nível de inclusão, capaz de se constituir como contexto de pertença de um grupo que tem estado impedido de a ela aceder: os estudantes que, tendo completado 18 anos de idade, ou terminado a escolaridade obrigatória, são detentores (apenas) de um certificado de frequência ou equivalente, que não lhes permite pleno acesso ao Ensino Superior 
- 
Imagem Plano C para a Felicidade07.12.2020Ouvir Plano C para a Felicidade07.12.2020OuvirCristina Maria Felizardo Rodrigues (www.cfeliz.pt) Quando o plano A falha e o plano B desmorona-se, eis que surge o plano de contingência para uma vida feliz Do que se trata? 
- 
Imagem inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior30.11.2020Ouvir inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior30.11.2020OuvirEvelyn Santos-https://www.ua.pt/pt/p/80324215 
- 
Imagem  
- 
Imagem Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL16.11.2020Ouvir Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL16.11.2020OuvirAna Valente Rodrigues e Vânia Carlos O Projeto “Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL”, coordenado pelas Investigadoras Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos, enquadra-se no âmbito de cursos relacionados com a formação inicial de educadores de infância e professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Foi premiado com o 2º lugar no concurso de Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica da Universidade de Aveiro - Edição 2020.