Poupar água virtual

Imagem
Poupar água virtual
17.05.2020

Cerca de 70% da superfície do planeta é coberta por água. Embora a maior parte esteja nos oceanos, podemos encontrá-la também na atmosfera, no solo e em todos os seres vivos. Na verdade, em média, 70% do peso de cada ser vivo é água. No entanto, esta é apenas uma pequena parte do quanto a nossa vida depende da água.

Já ouviu da água virtual? É a quantidade de água necessária para produzir e nos fazer chegar os bens que consumimos no dia-a-dia. Com estas contas, o nosso consumo de água é surpreendente: cada português consome diariamente 2300 litros dos quais apenas 200 provêm directamente das torneiras em casa!

Sobre esta água que não se vê, mas que é necessária para produzir e trazer-lhe à mão o seu snack favorito, deixamos-lhe alguns números curiosos para pensar:

-uma chávena de café: 140 litros

-uma maçã: 70 litros

-um copo de leite: 200 litros

-uma fatia de pão: 40 litros

-um delicioso hambúrguer: 2400 litros

-um ovo: 135 litros

-um pacote de batatas fritas: 185 litros

-um copo de cerveja: 75 litros

Naturalmente, o preço de cada um destes produtos inclui o custo da água que foi precisa para chegar até si. Por isso, não se esqueça de fechar a torneira não só enquanto lava os dentes, mas também na hora de comprar, e poupar.

Pense no ambiente...nem que seja um minuto!

Flávio Silva

Imagem
Ambiente um minuto
Autor
Horário11:00às11:00

Episódios

  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Pensar antes de perguntar
    19.10.2026

    Hoje pedimos tudo à inteligência artificial. Um texto, uma imagem, uma ideia para o jantar. É rápido, é fácil, e parece não custar nada.

    Mas a verdade é que custa. Cada pergunta viaja até um edifício repleto de computadores, que chamamos de centro de dados. Estas máquinas consomem eletricidade e, muitas vezes, água para as arrefecer. 

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Como promover a adoção de soluções baseadas na natureza nas cidades
    12.10.2026

    As cidades em todo o mundo enfrentam desafios climáticos crescentes, como ondas de calor, inundações e perda de biodiversidade. As soluções baseadas na natureza, que vão de simples telhados verdes ou jardins de chuva, até parques urbanos e corredores ecológicos, oferecem respostas eficazes e sustentáveis. No entanto, a sua implementação em larga escala exige mais do que conhecimento técnico: depende de processos sociais e institucionais que favoreçam a adoção.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    European Water Academy – Iniciativa da UE para a resiliência do setor da água
    05.10.2026

    A Europa e o Mundo enfrentam desafios crescentes na gestão da água, devido às alterações climáticas, à pressão sobre os recursos naturais, ao envelhecimento das infraestruturas e a práticas de gestão pouco sustentáveis. Para responder a estes desafios, a União Europeia lançou a European Water Academy (a Academia da Água), uma iniciativa dedicada a reforçar a resiliência e a capacidade de gestão da água na Europa.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    O valor que atribuímos à qualidade da água e serviços ecossistémicos
    28.09.2026

    Os ecossistemas estão cada vez mais ameaçados pela ação humana e pelas alterações climáticas. Os ecossistemas aquáticos, em particular, são dos mais afetados pela degradação da qualidade da água, levando ao desperdício dos serviços que eles providenciam. 

    Uma forma de demonstrar a importância destes benefícios aos decisores é através da sua valoração económica, ou seja, atribuindo um valor monetário a serviços da natureza que muitas vezes damos como garantidos.

    Ouvir