Gestão da água

Imagem
Gestão da água
26.09.2022

Já todos sabemos da situação de seca extrema que o país atravessa. Recentemente foram apresentadas novas medidas de mitigação dos efeitos desta seca hidrológica em Portugal, a mais grave deste século. No âmbito destas medidas foram publicados guias que podem ajudar as empresas de alojamento turístico e restauração e similares na redução do consumo de água, demonstrando, através de exemplos práticos, como é possível tornar o negócio mais sustentável, com maior benefício económico e ambiental.

Deixamos aqui alguns exemplos de como pode poupar água que constam destes guias:

  • Rever regularmente os dados do consumo de água na fatura, para estabelecer medidas de poupança e avaliar a sua eficácia;
  • Optar pela instalação de tanques de descarga de sanita com meia carga;
  • Garantir a minimização de resíduos nos pratos e nos utensílios de cozinhas antes de proceder à sua lavagem;
  • Evitar a pré-lavagem da louça e tentar utilizar a máquina de lavar com a carga completa e em modo económico;
  • Evitar a lavagem da louça em água corrente;
  • Instalar sensores ou pedais nas torneiras. Para além de ser uma opção mais higiénica, permite poupanças significativas de água;
  • Evitar a utilização excessiva de detergentes, já que a sua utilização adequada evita o aumento do consumo de água.

Ainda há mais, mas estas já serão um bom ponto de partida para reduzirmos o consumo de água! Prontos?

Alexandra Monteiro

Imagem
Ambiente um minuto
Autor
Horário11:00às11:00

Episódios

  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Pensar antes de perguntar
    19.10.2026

    Hoje pedimos tudo à inteligência artificial. Um texto, uma imagem, uma ideia para o jantar. É rápido, é fácil, e parece não custar nada.

    Mas a verdade é que custa. Cada pergunta viaja até um edifício repleto de computadores, que chamamos de centro de dados. Estas máquinas consomem eletricidade e, muitas vezes, água para as arrefecer. 

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Como promover a adoção de soluções baseadas na natureza nas cidades
    12.10.2026

    As cidades em todo o mundo enfrentam desafios climáticos crescentes, como ondas de calor, inundações e perda de biodiversidade. As soluções baseadas na natureza, que vão de simples telhados verdes ou jardins de chuva, até parques urbanos e corredores ecológicos, oferecem respostas eficazes e sustentáveis. No entanto, a sua implementação em larga escala exige mais do que conhecimento técnico: depende de processos sociais e institucionais que favoreçam a adoção.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    European Water Academy – Iniciativa da UE para a resiliência do setor da água
    05.10.2026

    A Europa e o Mundo enfrentam desafios crescentes na gestão da água, devido às alterações climáticas, à pressão sobre os recursos naturais, ao envelhecimento das infraestruturas e a práticas de gestão pouco sustentáveis. Para responder a estes desafios, a União Europeia lançou a European Water Academy (a Academia da Água), uma iniciativa dedicada a reforçar a resiliência e a capacidade de gestão da água na Europa.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    O valor que atribuímos à qualidade da água e serviços ecossistémicos
    28.09.2026

    Os ecossistemas estão cada vez mais ameaçados pela ação humana e pelas alterações climáticas. Os ecossistemas aquáticos, em particular, são dos mais afetados pela degradação da qualidade da água, levando ao desperdício dos serviços que eles providenciam. 

    Uma forma de demonstrar a importância destes benefícios aos decisores é através da sua valoração económica, ou seja, atribuindo um valor monetário a serviços da natureza que muitas vezes damos como garantidos.

    Ouvir