A XVII edição da Semana Aberta do CASCI arrancou esta segunda com elogios ao esforço integrador do Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo. Uma semana que procura dar a conhecer o trabalho realizado na área da reabilitação no CASCI. Uma ponte para a inclusão. Felisbela Bernardo, presidente do CASCI, não esconde que a comunicação é fundamental (com áudio).
Paulo Costa, vereador com o pelouro de ação social, realça a importância de valorizar as pequenas conquistas e os pequenos passos que para famílias da comunidade são grandes passos na sua qualidade de vida.
“Vivi desde que há 7 anos me foi entregue o pelouro da cidadania e igualdade dos momentos mais fascinantes da minha vida. E naqueles dois meses visitei toda a gente e aprendi imenso. Cresci mais naqueles dois meses do que até aquele momento. Falámos com técnicos e utentes a aprenderemos que aquilo que aos nossos olhos são pequenos passos são final grandes passos. Gestos simples que são para aquela pessoa grandes vitórias com vida mais independente e família mais feliz”.
A ação do CASCI foi elogiada pelo representante da Segurança Social. Rui Monteiro não esconde que a semana aberta é importante porque permite dar visibilidade a um trabalho muitas vezes invisível.
“Estamos aqui para partilhar o trabalho desenvolvido neste espaço e o desejo de em conjunto inovarmos. Queremos apoiar as famílias no momento da perda de autonomia e para procurarmos a inclusão. A inclusão não é só interior. É a capacitação dos cidadãos para andarem lá fora. Viemos viver e partilhar e sonhar”.
Durante esta semana decorrerão diversas atividades, com ateliês abertos à participação da comunidade, o jogo de futebol entre utentes e a exposição de animais realizada pelas várias respostas sociais do CASCI no âmbito do concurso ANIMAtugas 2016.