Vagos promove o seminário “CulturIDADES – pensar e sentir o envelhecimento”. Inserido na programação do Mês Sénior 2016, este encontro decorre, a partir das 9h00, no Centro de Educação e Recreio de Vagos.
Neste seminário pretende-se que os participantes pensem e sintam o envelhecimento como uma transformação de ordem biopsicossocial, versando sobre os seus aspetos biológicos, psicológicos, emocionais, culturais e sociais.
“Pretende-se falar de vida e de morte, como os dois lados de uma mesma moeda. Pretende-se, à luz do conhecimento científico atual, ilustrar este processo inexorável e irreversível com abordagens cientificamente validadas, que possam constituir-se como linhas orientadoras para as práticas das instituições e dos cuidadores informais”.
Entre os oradores destaque para os animadores Ângelo Valente e Sofia Nunes do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo; Ana Rita Laureano Maia (Universidade Lusíada de Lisboa); Cristina Felizardo (C Feliz – Centro para Equilíbrio Emocional) e representantes do Centro Hospitalar Cova da Beira e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
A sessão de encerramento, marcada para as 18h00, conta com intervenção de Silvério Rodrigues Regalado, Presidente da Câmara Municipal de Vagos.
foto: A Terceira Dimensao