“Carrara” e “Calçada Portuguesa”, coleções da Vista Alegre, conquistaram o júri do Red Dot Award: Product Design 2017, o mais prestigiado prémio de design internacional.
Criado pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen – a entidade europeia líder na promoção do design – o Red Dot Design Award recebe cerca de 17 000 candidaturas por ano e é uma das mais respeitadas competições de design no mundo. O selo “Red Dot” simboliza a excelência e a qualidade e é um rótulo ambicionado pelas grandes marcas internacionais.
Nesta edição foram avaliadas 5000 inscrições, oriundas de 54 países e o júri internacional Red Dot Award, composto por 39 profissionais da área do design, concedeu o tão desejado selo de qualidade a dois produtos da Vista Alegre Atlantis.
Criados por artistas que integraram o do IDPpool – o projeto da Vista Alegre que acolhe jovens criativos de todo o mundo, em equipas criativas na fábrica em Ilhavo –, “Carrara” e “Calçada Portuguesa” comprovam a capacidade de reinvenção da Vista Alegre, uma marca centenária que se tornou global e faz uma aposta contínua em projetos de colaboração artística com criativos de todo o mundo.
“Carrara”, da autoria da francesa Coline Le Corre é uma coleção marcada pelo encontro entre a porcelana e os desenhos inspirados no nobre mármore Carrara, uma pedra natural de origem italiana, numa abordagem geométrica muito refinada, criando a ilusão que cada peça do conjunto pode transformar-se noutra. A coleção é composta por um serviço de mesa, um de chá e um de café. Carrara tinha já recebido, este ano, o German Design Award, galardão atribuído pelo Conselho Alemão do Design, entidade que assinala há seis décadas o que de melhor se faz no mundo na disciplina do design de produto.
“Calçada Portuguesa”, criada pela designer brasileira Manoela Medeiros, é uma coleção inspirada nos motivos da calçada portuguesa, homenageando assim a cidade de Lisboa. Traçando quatro percursos emblemáticos pela capital, o conjunto reproduz, com precisão e criatividade, o rendilhado a preto e branco que está na base dos mais refinados padrões, evocando simultaneamente a sua textura e relevo. A coleção é composta por um conjunto de quatro chávenas de café, quatro pratos de sobremesa, um açucareiro, uma bandeja para tortas e um prato de bolo com pé grande.