A Universidade de Aveiro (UA) e a Henrique Vieira e Filhos S.A (HVF) celebram, hoje, ao final da tarde (18h30), um protocolo de cooperação na área de I&D de novas soluções na área da destilação, nomeadamente na produção de caldeiras de vapor saturado.
Esta parceria tem como objetivo caracterizar e formular medidas para implementar a curto prazo que possibilitem a melhoria do desempenho energético e ambiental do referido equipamento.
O evento decorre na Sala A, no edifício da Reitoria.
Com mais de 110 anos de experiência, é uma empresa centenária de referência na produção de soluções para a indústria, em especial para o sector agroalimentar.
Dedica-se à produção e comercialização de depósitos em aço inox, destilarias em cobre e inox e máquinas para todo o tipo de indústria, em especial para as indústrias vitivinícola e oleícola.
Numa fase inicial, a equipa da UA irá fazer a caracterização das caldeiras a vapor atualmente fabricadas pela HVF, com recurso a equipamento disponibilizado pelo Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) nas instalações da HVF.
No final, pretende-se que esta parceria permita a melhoria da capacidade de produção e eficiência energética das caldeiras, bem como a redução das emissões de gases.
Este protocolo de cooperação envolve a coordenação de Fernando Neto, docente no DEM e Luís Tarelho, docente no DAO.
A representar a Henrique Vieira & Filhos SA, estarão os administradores João Pedro Vieira Rangel e Henrique Manuel Vidal Vieira, e pela Universidade de Aveiro estará o Vice-reitor João Veloso.
O evento, aberto a toda a comunidade, decorre na Sala A, no edifício da Reitoria.