UA tem Centro de Competências para a Gestão de Dados de Investigação.

A Universidade de Aveiro (UA) constituiu um Centro de Competências para a Gestão de Dados de Investigação (UAveiro RDM Center).

O projeto visa apoiar a comunidade científica na adoção de boas práticas, alinhadas com os princípios FAIR e de Ciência Aberta, promovendo a partilha e preservação de dados em conformidade com os padrões europeus.

O UAveiro RDM Center tem como objetivo oferecer à comunidade científica da UA apoio técnico, consultoria e formação em boas práticas de gestão de dados de investigação e disponibiliza suporte para infraestruturas de publicação de dados, como o repositório institucional DUnAs e apoio em ferramentas de planeamento e curadoria de dados.

Também promove o alinhamento com os princípios de Ciência Aberta (a prática que se baseia no princípio de que a investigação científica deve ser partilhada e reutilizada, abrindo o processo científico a todos, de forma colaborativa e equitativa, aumentando o rigor e transparência da investigação e a responsabilidade social científica) e os princípios FAIR (conjunto de boas práticas de gestão de dados de investigação para garantir que os dados são Findable - localizáveis, Accessible - acessíveis, Interoperable - interoperáveis e Reusable - reutilizáveis), seguindo os padrões recomendados pela European Open Science Cloud (EOSC), uma entidade que visa ajudar a tornar a ciência mais acessível ao público.

Desta forma, o Centro assegura a adequada partilha e preservação dos dados de investigação gerados em projetos financiados por fundos públicos nacionais e europeus.

A criação do UAveiro RDM Center comprometeu a instituição com a adoção e implementação de uma política institucional de gestão e partilha de dados de investigação, a capacitação da comunidade de investigação através de sessões de formação em boas práticas de gestão de dados de investigação, assim como a integração e colaboração numa rede nacional de data stewards, criada com o intuito de reunir profissionais com interesses e desafios comuns na gestão de dados de investigação, promovendo um espaço de partilha, aprendizagem e colaboração.

A candidatura da UA foi a primeira classificada entre as 14 aprovadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e resultou na assinatura de um contrato com esta entidade para criar o UAveiro RDM Center.

Este projeto, que decorre até final de 2025, permite à UA um forte investimento em capacidade de armazenamento e computação, de modo a acomodar as necessidades correntes e de um futuro a médio/longo prazo da sua comunidade científica.

O projeto insere-se no PNCADAI – Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação da FCT, medida RE-C05-i08 do Programa de Recuperação e Resiliência.

O UAveiro RDM Center é um projeto colaborativo entre a Vice-Reitoria de Investigação, Inovação e Formação de 3.º Ciclo, o Gabinete de Apoio à Investigação, os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia e os Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação da UA.

Também no âmbito do PNCADAI, foi criado um consórcio, o Re.Data, com coordenação da Universidade do Minho, em parceria com a Universidade de Coimbra e participação do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Instituto Politécnico de Bragança e Universidade Nova de Lisboa, e que tem como missão fomentar uma comunidade nacional dedicada à gestão de dados FAIR, apoiando os 14 centros GDI selecionados pela FCT e assegurando a articulação com a legislação e infraestruturas nacionais e europeias.

A 12 de junho iniciou-se um ciclo de webinars promovidos pelo Centro. Para mais informação sobre este ciclo de webinars consulte a página do serviço de formação das Bibliotecas da UA.