A UA criou um grupo de trabalho, designado 'UA2020' "para apoiar a participação de forma integrada da comunidade académica no desenvolvimento de candidaturas aos vários programas de financiamento". Com o novo Quadro de Fundos Europeus 2014-2020 em curso, a UA "tem vindo a organizar-se para corresponder aos desafios e oportunidades" do Portugal 2020 e dos Programas Europeus.
Das prioridades e objetivos definidos pela Comissão Europeia para o período de programação 2014-2020, e respetiva transposição para os Estados Membros, "resulta um vasto conjunto de programas operacionais e regulamentos que enquadram o apoio financeiro a projetos de natureza diversa. As instituições do Sistema Científico e Tecnológico, dada a diversidade e complexidade da informação, devem mobilizar-se com vista a corresponder ao desafio da competitividade e inovação".
O 'UA2020' tem a participação de várias estruturas internas da UA cuja missão passa, por um lado, por "apoiar" a comunidade académica, "em particular docentes e investigadores, no desenvolvimento dos seus projetos, dentro de um vasto leque de áreas de intervenção – ensino, formação, investigação, inovação, transferência de conhecimento, empreendedorismo e, por outro, apoiar a reitoria na tomada de decisão relativamente aos investimentos de natureza mais estratégica e institucional".