O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Laboratório Associado da Universidade de Aveiro, celebrou hoje 20 anos de atividade de investigação.
Em 2018, através da formalização de uma parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), o CESAM deixa de ser constituído exclusivamente por membros da Universidade de Aveiro, criando-se um polo do CESAM na FCUL.
O Laboratório Associado integra perto de 500 investigadores, dos quais cerca de 250 são doutorados.
Atualmente, o CESAM participa em 132 projetos nacionais e 50 internacionais.
Perante o contexto pandémico, o evento adoptou um modelo híbrido, presencial e online.
O evento presencial decorreu no Auditório Renato Araújo.
Participaram na primeira sessão, Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, Amadeu Soares, Coordenador Científico do CESAM e Júlio Pedrosa entre vários investigadores que falaram da sua experiência (Coordenador Científico honorário, investigadores e representantes dos bolseiros).
Num segundo momento falou-se de ‘Economia e Sustentabilidade’, com a participação da Ministra da Coesão Territorial, a Ministra da Agricultura, o Ministro do Mar e representantes da Administração do Porto de Aveiro e da Fundação Oceano Azul.
Num terceiro ‘diálogo’, sobre ‘Política Científica’ participaram o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Presidente da FCT e representantes da Reitoria e do CESAM. Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, fez o ‘elogio’ ao CESAM. (com áudio)
(em actualização)