O projeto A-AAGORA, liderado pela Universidade de Aveiro e que é responsável pelo Demonstrador Português, agendou para dia 13 de Agosto a instalação da solução ‘Restauro da Biodiversidade’, através dos ‘Bio-huts', dentro das áreas de operação do Porto de Aveiro.
A ação terá lugar no Porto de Pesca Costeira, e a sessão de esclarecimentos será no Auditório da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, a partir das 10h00.
O projeto está voltado para a missão “Recuperar o nosso oceano, mares e águas até 2030” do Horizonte Europa.
A UA lidera o projeto “A-AAgora - Blueprint for Atlantic-Arctic Agora on cross-sectoral cooperation for restoration of marine and coastal ecosystems and increased climate resilience through transformative innovation”, cujo consórcio de 30 parceiros é coordenado por Ana Lillebø, Vice-Reitora da UA e Investigadora Principal do DBIO/CESAM.
Tem por objetivo desenvolver metodologias para o codesenvolvimento de soluções baseadas na natureza implementáveis em áreas costeiras.
Com esse fim em vista, o projeto identifica sinergias no contexto da bacia do atlântico e do ártico “Atlantic and Arctic basin lighthouse”, promovendo um processo de democracia deliberativa, estabelecendo uma Comunidade de Prática e desenvolvendo um sistema de conhecimento digital.