A tecnológica aveirense Ubiwhere participa no maior projeto europeu de telecomunicações de emergência Pan-Europeu.
BroadWay visa criar um sistema de banda-larga móvel interoperável europeu para a rede de proteção pública e assistência de catástrofes.
O consórcio PPDR4Europe, liderado pela empresa Leonardo, líder europeia em sistemas críticos, e composto pela Ubiwhere, PROEF e Vodafone Portugal, vai desenvolver uma solução de rede móvel interoperável, destinada às forças policiais e operadores de segurança, que permitirá comunicações de banda-larga de voz, dados e vídeo, com elevados níveis de fiabilidade e segurança, através da utilização de comunicações por satélite e 5G.
O principal objetivo do BroadWay é estabelecer um sistema de banda-larga móvel, pan-europeu e interoperável, para a rede de proteção pública e assistência de acidentes e catástrofes.
A responsabilidade da Ubiwhere passa por garantir que a infraestrutura virtual está preparada para instanciar e disponibilizar aplicações de terceiros, por toda a Europa, num só sistema.
As aplicações têm de poder comunicar umas com as outras, serem interoperáveis entre si, para que todas possam ser apresentadas numa interface comum. Aludindo-se, por exemplo, às aplicações de vídeo, que devem ser capazes de monitorizar vários espaços na Europa, para garantir a comunicação célere às entidades de resposta de emergência, para que seja dada também uma resposta rápida às situações.
Imagem: Camilo Jimenez