“Suba Trio” na abertura do FESTIM.

O compositor e pianista cubano Omar Sosa junta-se ao mestre senegalês da Kora Seckou Keita e ao percussionista afro-venezuelano Gustavo Ovalles, para um concerto de estrelas no arranque do Festim.

Sob o nome de “Suba Trio”, Sosa, Keita e Ovalles vão estar no Cinetetaro Alba esta noite, dia 21, para o primeiro concerto da 15.ª edição do Festim em Albergaria-a-Velha.

Tal como nas suas colaborações discográficas, os concertos do trio oferecem momentos de lirismo místico e beleza serena.

Os músicos parecem deliciar-se com as revelações das suas raízes musicais comuns e é frequente dançarem enquanto tecem uma elegante tapeçaria sonora partindo dos ritmos da África Ocidental.

A 15ª edição do Festim arranca esta sexta e sábado, às 22h00, com Omar Sosa & Seckou Keita, Suba Trio (Cuba, Senegal, Venezuela).

O Cineteatro Alba e o Centro de Artes de Águeda são os palcos do primeiro fim-de-semana de concertos.

Ivo Papasov & His Wedding Band (Bulgária), Vox Sambou (Haiti / Canadá) e Nancy Vieira (Cabo Verde) são os nomes que se seguem neste cartaz do festival intermunicipal de músicas do mundo, que decorre de 21 de junho a 11 de julho, em Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja e Ílhavo.

O Festim é uma iniciativa da d'Orfeu AC com os quatro Municípios parceiros. Integra a rede europeia “Forum of Worldwide Music Festivals” e continua com o selo de qualidade "EFFE - Europe for Festivals, Festivals for Europe". É apoiado pela República Portuguesa – Cultura  / Direção-Geral das Artes.