O Sindicato dos Professores da Região Centro acompanha o regresso do secundário ao ensino presencial com ação de luta pela Profissão e pela Escola.
Os dirigentes sindicais marcam presença, esta segunda, nas principais cidades da região centro como forma de analisar os procedimentos de segurança, com destaque para a testagem e vacinação.
“Os testes nas escolas seriam feitos quinzenalmente, porém, são raros os concelhos em que os professores do 1.º ciclo e os educadores de infância, testados há cerca de um mês, foram chamados para segunda ronda de testes. Em relação à vacinação, era suposto, este fim de semana, ficarem todos os docentes vacinados, contudo, vários docentes têm contactado os sindicatos da FENPROF por não terem sido notificados”.
O reforço de pessoal e o distanciamento social com turmas mais pequenas são alguns dos temas centrais desta ação de luta.
“Por defender o ensino presencial, a FENPROF e o SPRC não podem deixar de manifestar alguma preocupação com a possibilidade de, por insuficiência das medidas de prevenção e segurança sanitária, muitas turmas ou, mesmo, escolas inteiras poderem voltar ao regime de ensino remoto”.
Outra das áreas de intervenção é a precariedade.
Em Aveiro, às 8h15, o Coordenador Distrital do SPRC, António Morais, marca presença na Escola Secundário Homem Cristo.