Sever do Vouga recebe esta tarde a cerimónia de assinatura de contratos no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior.
Evento, às 16h00, no Centro das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga, com contratos referentes ao desenvolvimento de seis projetos no Centro de Portugal, financiados no âmbito da Linha “+Interior Turismo”.
Rota do Portugal Romano”; Coimbra - Região Gastronómica; GR45 Smart Destination; Estradas com História: EN16 e EN17; Valorização Turística e Patrimonial do Parque Icnológico de Penha Garcia; e Valorização Turística da Aldeia de Xisto do Talasnal são os projetos em destaque.
Sever integra-se nas estradas com história para valorizar a EN16 enquanto via turística.
A estrada que fez história antes da construção da A25 foi concluída em 1914 e tomada como a grande rota de passagem do litoral aveirense até à fronteira a partir dos anos 30 do século passado.
Tendo Aveiro como ponto de partida, a via melhorou os acessos a Sever que durante anos estiveram mais dependentes do Rio Vouga.
Em Sever do Vouga, o trajeto da EN 16 vai da foz do rio Mau até ao limite do município com Oliveira de Frades.
No trajeto há pontos de interesse como a Ponte e o Poço de S. Tiago, a praia fluvial da Quinta do Barco e a Ponte do Abade de Pessegueiro.
Hoje a estrada coabita com a Ecopista mas continua a apresentar o encanto das margens do rio Vouga em trajeto que se faz lado a lado.
A sessão, organizada pelo Turismo de Portugal e pela Câmara Municipal de Sever do Vouga, é presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e conta com a presença do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, do Presidente da Câmara, Pedro Amadeu Lobo e da Vice-Presidente da Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas