Serviço de Atendimento Complementar de Anadia deixa cair oferta médica.

Ajustamentos ao modelo de atendimento nos cuidados primários em Anadia.

Depois da abertura, no dia 8 de Janeiro, do Centro de Atendimento Clínico (CAC), sediado no Hospital de Anadia e aberto todos os dias, das 08h00 às 20h00, com o objetivo de alargar o acesso a utentes sem médico de família, migrantes e esporádicos, através de um Protocolo estabelecido com a Santa Casa da Misericórdia de Anadia e a Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA), a análise da frequência registada leva ao fim da escala médica do Serviço de Atendimento Complementar (SAC) de Anadia.

A ULS diz que o faz por perceber que há uma “desnecessária duplicação de respostas com grande proximidade”.

A partir do dia 15 de fevereiro o serviço de atendimento complementar deixa de estar operacional na sua oferta de fins de semana e feriados.

Os utentes a necessitarem de atendimento durante esses dias devem, primeiramente, ligar para Linha de Saúde 24 (808 24 24 24), através da qual serão devidamente orientados.

Porém, esta decisão de encerramento só engloba a prestação médica.

As equipas de enfermagem e de secretariado clínico, sempre necessárias para as rotinas terapêuticas, manter-se-ão em funcionamento sábados, domingos e feriados, das 08h00 às 13h00.

“Com este reajustamento organizacional, acredita o Conselho de Administração da ULS RA estar a possibilitar uma prestação mais adequada e sustentável à população de Anadia, a quem, desde já, agradece a compreensão e colaboração”.