A Junta de Freguesia de S. Salvador, no âmbito do concurso “ECO Freguesias XXI”, inicia um trabalho continuo para “Uma Freguesia Limpa, com a ajuda de todos”.
Este concurso visa reconhecer e distinguir os esforços das freguesias e a colaboração dos habitantes na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, além do desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.
A autarquia explica que a existência de um Eco Centro na freguesia “torna-se fator impulsionador para a gestão e separação dos resíduos por parte da comunidade”.
A sensibilização já foi iniciada com a criação de dois pendões itinerantes que seguem os eventos na Freguesia e que são colocados estrategicamente em vários locais.
Neste âmbito, a comunicação com as grandes empresas da freguesia já foi iniciada, assim como com outras entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Ilhavo, SUMA e Escola Secundária Dr.João Carlos Celestino Gomes.
“Este primeiro contacto teve como objectivo o diagnóstico das suas atividades e avaliação das formas de tratamento dos resíduos produzidos”.
Nesta primeira fase a Junta de Freguesia está a avaliar e pesar todos os lixos produzidos, em especial nos cemitérios, onde se regista uma maior produção. Depois serão tomadas novas medidas, mais ecológicas e amigas do ambiente.
Em 2014 foram instalados Velões nos cemitérios, que se traduziram em peças fundamentais para uma melhor separação dos lixos.
De 2015 a 2018 têm-se construído em armazém garagens ( mais de 50 já instaladas por toda a Freguesia ) e novas bases para contentores de RSU e Eco pontos, favorecendo assim a limpeza, lavagem e fixação estável dos equipamentos, permitindo aos operadores e utilizadores um melhor manuseamento e acesso.
Colocaram-se mais de uma dezena de placas nos pontos críticos da Freguesia, alertando para a proibição de deitar lixos nesses locais.
Apoiaram-se ainda os Projetos Eco Escolas, oferecendo equipamentos, apoiando iniciativas, e mantendo e ajudando a construir novas hortas na Escola EB 23 e na Escola Secundária.
Em 2017, em conjunto com alunos da Escola Secundária, efetuou-se uma ação de sensibilização na Zona da Nªa Sra. dos Campos, que serviu para e diagnosticar e recolher inúmeros lixos, que foram posteriormente entregues no Eco Ponto.
“A sustentabilidade ambiental da nossa Região é uma tarefa de todos. Por isso, o apelo à participação da comunidade em todas as ações realizadas no âmbito desta componente é fundamental”, refere a autarquia liderada por João Campolargo.