O Rotary Club Douro e Vouga International, em parceria com a Associação Empresarial de Santa Maria da Feira, promoveu ontem um almoço para empresários subordinado ao tema “Hoje é assim. E amanhã? Os desafios das empresas”, que teve como orador principal Luís Miguel Ribeiro, Presidente da AEP - Associação Empresarial de Portugal.
Luís Miguel Ribeiro abordou os desafios da transição digital, climática e tecnológica e a necessidade de as empresas intensificarem a internacionalização, através da diversificação de destinos de exportação de bens e serviços.
Em relação ao mercado de trabalho, considerou que se deve privilegiar os acordos internacionais para captação de mão de obra especializada e defendeu a necessidade de “atrair imigração, desestimular a emigração e fazer regressar os emigrantes”.
Num país que intensifica o tecido empresarial constituído por microempresas, considerou que é importante aumentar a cooperação empresarial e associativa e incrementar os incentivos para inverter a desertificação do interior, fixando pessoas e emprego.
Sobre a carga fiscal, afirmou que é necessária uma diminuição geral, nomeadamente as tributações autónomas, como o IRC, a derrama e o reforço dos incentivos fiscais. Explicou: "A redução da fiscalidade sobre o trabalho é a melhor forma de elevar o rendimento líquido disponível das famílias e apoiar a procura interna face à relevância do consumo privado na evolução do PIB, tendo em conta o peso dominante desta componente".
Afirmou que na energia, mais de 90% das empresas pede a redução da fiscalidade e a eliminação do Imposto sobre Produtos Petrolíferos e mais de 95% quer apoios à eficiência energética e às empresas intensivas em energia.
Em matéria de fundos europeus, pediu uma maior celeridade, defendeu o apoio do PT2030 à reindustrialização e os apoios do Banco Português de Fomento.
Concluiu, aludindo a uma maior agilização da justiça e dos licenciamentos, a uma maior flexibilização das leis laborais e a uma maior acessibilidade dos fundos de investimento para todas as empresas e não apenas as PME.
O almoço “Hoje é assim. E amanhã? Os desafios das empresas” decorreu no restaurante Lago, no Europarque, em Santa Maria da Feira.