Cerca de 40 concelhos de oito distritos do interior norte e centro e Algarve apresentam um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os concelhos em causa pertencem aos distritos de de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Vila Real e Bragança.
O IPMA colocou também risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.
Segundo o IPMA, pelo menos até ao final da semana vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em vários concelhos do continente por causa do tempo quente.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro vão estar sob aviso amarelo também devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
De acordo com o IPMA, a "situação de tempo seco e quente" deverá manter-se até meados da semana, prevendo-se "uma ligeira descida de temperatura na terça-feira".
As temperaturas máximas durante este período podem variar entre os 34 e os 39 graus Celsius nas regiões do interior.
Junto à faixa costeira, as temperaturas máximas terão valores ligeiramente inferiores, entre os 28 e 30.