Anadia recebe algumas das maiores e mais influentes empresas mundiais no fabrico de componentes e montagem de bicicletas.
A Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins (ABIMOTA) e o Bikinnov – Bike Value Inovation Center – são anfitriões da segunda reunião mundial do Comité Técnico ISO/TC 149 Cycles, realizada em Portugal.
O evento decorre, esta semana, entre quarta e sexta, no Velódromo Nacional de Sangalhos, que integra o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia.
Estarão em discussão as normas específicas para as bicicletas tradicionais, bicicletas de criança e suportes de bagagem.
Estão confirmadas as presenças de delegações de 09 países e um total de quatro dezenas de participantes, oriundos de quatro continentes.
Estarão presentes representantes da Alemanha, Austrália, China, Estados Unidos, França, Inglaterra, Japão, Países Baixos e Portugal.
De 11 a 13 de setembro, em Anadia, vão estar reunidos os principais agentes mundiais do setor das duas rodas, para discutir assuntos ligados à normalização e à produção a nível global.
Durante os três dias do evento, os participantes terão ainda a oportunidade de visitar empresas portuguesas de referência, destacando a excelência da produção nacional.
O Comité Técnico 'ISO/TC 149 Cycles' tem início esta quarta, às 09 horas, com as reuniões de trabalho dos vários grupos, terminando no dia 13, com a reunião plenária, que votará as recomendações feitas.
Enquanto Organismo de Normalização Setorial (ONS) e coordenadora da Comissão Técnica Nacional CT103 – Veículos de Duas Rodas, a ABIMOTA assume um papel central na definição das normas que regem o setor.
Luís Pires, responsável pelo laboratório da ABIMOTA, destaca a importância técnica desta reunião, onde serão discutidos e clarificados pontos cruciais das normas, que estão em vigor desde 1 de agosto de 2024.
Estas normas, aprovadas em 2023, são subscritas por mais de 150 países, demonstrando o impacto global das decisões tomadas neste encontro.
Para Gil Nadais, secretário-geral da ABIMOTA, este encontro “é uma oportunidade única para Portugal fortalecer a sua posição no mercado global das duas rodas, ao acolher os principais agentes mundiais e contribuir para a evolução das normas que irão moldar o futuro do setor”.