O Carnaval de Ovar 2017 tem já escolhidos os reis desta edição. Sua Alteza o Rei Maratonista e Sua Alteza a Rainha Peixeirinha Tesa serão entronizados no próximo dia 12 de fevereiro, a partir das 15 horas, através do habitual desfile da Chegada do Rei e desfile das piadas coletivas, no centro da cidade de Ovar.
A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval representa, como habitualmente, uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacam pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval e, nesta edição, a homenagem recaiu em Manuel Ferreira Rilho e Liliana Lopes de Jesus Biscaia, dois vareiros com o Carnaval no sangue e que vão evocar o atletismo e as gentes do mar.
O Rei Momo será o conhecido Manuel Ferreira Rilho, um vareiro de gema, que vive o Carnaval intensamente desde 1964, ano que começou a participar nos Carros Alegóricos do Bairro do Outeiro e da Mota. Mais tarde, na década de 70 e após o término da tropa, teve notoriedade nas piadas, que há época tinham grande impacto no Carnaval de Ovar. E estórias desses tempos, nomeadamente antes do 25 de Abril, tem muitas para contar.
Fotógrafo de profissão, agora aposentado, tem como hobbies, a leitura, a escrita (poesia e prosa), o voluntariado – que faz regularmente na Santa Casa da Misericórdia de Ovar e no Hospital de Ovar, destacando-se ainda o Atletismo. Aqui é mais que um hobby, é uma paixão, tendo participado em várias provas, incluindo 25 Maratonas Cidade Ovar, organizadas pelo AFIS. Nos dias de hoje “a paixão mantém-se, mas com menos pernas para andar”.
A Rainha Peixeirinha Tesa é peixeira, psicóloga, assistente social, porteira, amiga e conhecida das gentes de Ovar.
Foto: Ovarnews