O filme “Enclave”, do realizador sérvio Goran Radovanovic, venceu o prémio cinema para “Melhor Longa-metragem”. Repete a vitória depois de ter vencido o mesmo prémio em 2011.
O Prémio Especial do Júri foi para a longa–metragem “Espejuelos Oscuros” de Jessica Rodríguez (Cuba) e há Menções Especiais para as longas–metragens “Fallow” de Laurent Van Lancker (Bélgica) e “Lua em Sagitário” de Marcia Paraiso (Brasil, Argentina).
Este filme foi também distinguido com o Prémio Melhor Atriz, atribuído a Manuela Campagna. O prémio melhor ator foi atribuído a Tibo Vandenborre e melhor fotografia a Laurens De Geyter do filme “Fallow”.
O júri cinema longa-metragem foi constituído pelos cineastas Luís Oliveira Santos, que presidiu, Abu Shahed Emon (Bangladesh), Malte Wandel (Alemanha), Javi Navarro (Espanha) e pela investigadora Moghadaseh Rouhi (Irão).
O Prémio Animação distinguiu o filme “Mamie”, de Janice Nadeau (França). Dados que são conhecidos no final da 20ª edição dos Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia “AVANCA 2016”.