A PSP alerta jovens para as Bombas de Carnaval. A operação “Polícia sempre presente – carnaval em segurança” leva a PSP às escolas.
O Comando Distrital de Polícia de Aveiro, através dos polícias afetos ao Programa Escola Segura, levou a efeito uma ação de sensibilização no Colégio D. José I, nesta cidade, ontem, direcionada sobretudo aos jovens em idade escolar (cerca de 600 alunos), com os alertas sobre o uso de materiais pirotécnicos, nomeadamente Bombas de Carnaval (explosivos formados por conjuntos de substâncias químicas que, quando iniciadas por uma fonte de energia, produzem efeitos sonoros ou luminosos, mas que podem resultar em queimaduras graves e mesmo amputações de membros).
Os elementos das Equipas de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo (EIEXSS), das Forças Destacadas da Unidade Especial de Polícia, em serviço no Comando Distrital de Polícia de Viseu, apoiaram o Comando de Aveiro na ação de sensibilização, relativamente à problemática das armas e artigos de pirotecnia, com especial enfoque na perigosidade da sua detenção e utilização ilícita, efetuando demonstrações ao vivo do rebentamento de bombas de Carnaval, pretendendo simular os possíveis danos causados na mão humana.