A Assembleia da República discute esta quinta-feira projetos de resolução do PSD e do CDS-PP recomendando ao governo que defina como prioritária a conclusão da via Feira/Arouca e a variante à EN 222. A primeira tem como objetivo central a valorização da zona industrial localizada no eixo viário constituído pelos concelhos de Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira e Santa Maria da Feira, e Arouca através da sua ligação à Autoestrada A32 e A1; a segunda visa valorizar a zona industrial das Lavagueiras, no concelho de Castelo de Paiva, através da sua ligação à A32.
“A conclusão da variante Feira/Arouca é a concretização de uma obra estruturante para a região, permitindo uma ligação fulcral à A-32”, escrevem os dois grupos parlamentares no texto que suporta o projeto de resolução, defendendo a obra como tendo “uma enorme dimensão de intermodalidade, nomeadamente ao nível do transporte de mercadorias, potenciando a melhoria de ligações consideradas insuficientes à muito importante zona industrial localizada no eixo viário constituído pelos concelhos de Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira e Santa Maria da Feira e Arouca.”
Os deputados lembram que via Feira-Arouca tem, sido alvo de reivindicação contínua por parte de autarcas e população uma vez que um troço de 10 quilómetros está, já, em funcionamento, faltando a ligação de Mansores ao nó da A-32 e daí ao nó da A-1, em Santa Maria da Feira.