Ílhavo reforçou a aposta no Ensino Profissional.
A autarquia assinou dois acordos de cooperação com a ‘Iniciativa Educação’, que preveem a criação dos cursos profissionais de Técnico de Desporto (com componente náutica) e de Técnico de Cozinha e Pastelaria, no Agrupamento de Escolas de Ílhavo.
A assinatura dos acordos realizou-se hoje de manhã na Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, em Ílhavo, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Fidalgo Caçoilo, e do Presidente da ‘Iniciativa Educação’, Nuno Crato.
Fernando Caçoilo enalteceu a importância da formação a este nível. (com áudio)
Os acordos foram assinados no âmbito do ‘Ser Pro’ - Programa de Promoção do Ensino Profissional da ‘Iniciativa Educação’, envolvendo ainda um conjunto de empresas, Associações culturais e desportivas e um Centro de Formação, que assumem o compromisso de colaborar com a Escola no processo de formação técnica e no acolhimento de alunos em situações de formação em contexto de trabalho.
O ‘Ser Pro’ tem como objetivo valorizar a formação dos jovens que escolhem o ensino profissional e reduzir o défice de técnicos especializados nas empresas. Nuno Crato destacou a importância deste Protocolo. “Todos ganham com a iniciativa”, referiu. (com áudio)
O Programa está presente em oito escolas, de norte a sul do país, e abrange um total de 177 alunos de cursos profissionais das áreas da eletrónica e automação, mecatrónica, desporto, tecnologias de informação, indústrias alimentares, turismo e hotelaria.
Maria da Conceição Canhoto, Directora do Agrupamento de Escolas, considera que o Protocolo "eleva a qualidade do ensino em Ílhavo". (com áudio)
No caso do Município de Ílhavo, a aposta recaiu na criação de cursos profissionais de Técnico de Desporto (com componente náutica) e de Técnico de Cozinha e Pastelaria, no Agrupamento de Escolas de Ílhavo.
O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, destacou o papel e o valor do Ensino Profissional, realçando a importância do conhecimento e da vertente prática para um desempenho profissional mais eficaz e produtivo.
Ainda na sua intervenção na sessão, o Presidente da Autarquia enalteceu o "sentido de responsabilidade e missão social" da Iniciativa.