Oito projetos de melhoria da qualidade dos cuidados de Enfermagem prestados aos cidadãos na Região Centro disputam, dia 30, em Condeixa-Nova, o Prémio Cuidar, durante o colóquio de encerramento de um concurso da Ordem dos Enfermeiros (OE). Na lista estão projetos de unidades de saúde da Região de Aveiro e do Distrito.
A concurso estão o projetos “Registos com Linguagem CIPE na Consulta de Enfermagem de Saúde Materna” (Unidades Funcionais dos Centros de Saúde de Estarreja, Murtosa e Ovar do ACeS Baixo Vouga); “RelaxARTE” (Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, Centro Hospitalar do Baixo Vouga); “Cuidar de Quem Cuida” (Unidade de Cuidados na Comunidade de Oliveira de Azeméis);“Reabilitar +” (Hospital de Sousa Martins da ULS da Guarda, EPE), “Promoção e Educação para a Saúde na Escola Secundária/3 Quinta das Palmeiras”, Covilhã (UCSP Covilhã); “Aprender SBV para Salvar…início de um percurso” (Centro Hospitalar do Oeste, Caldas da Rainha - S. Pediatria – Urgência Pediátrica); “Literacia e Educação Terapêutica: Capacitar a pessoa com diabetes tipo 2 a lidar com a sua condição de saúde” (UCSP de Eiras – ACeS Baixo Mondego) e “Assistência personalizada pelo enfermeiro ESMO em Bloco de Partos” (Bloco de Partos do Centro Hospitalar de Leiria, EPE).
A conferência de abertura do colóquio, pelas 09:30, intitulada “Programa de Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem: O ‘Centro’ da Excelência!”, está a cargo dos enfermeiros José Carlos Gomes (Presidente do Conselho de Enfermagem da OE) e Hélder Lourenço (Presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Centro).
A sessão inaugural conta com a presença do Bastonário da OE, Germano Couto, do Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, e da Presidente do Conselho Diretivo da SRC, Isabel Oliveira.
Criado em 2012 pela Secção Regional do Centro (SRC) da OE para premiar projetos que se destinem a obter ganhos em Saúde sensíveis aos Cuidados de Enfermagem, tem agora a sua sessão final, reunindo aqueles que foram distinguidos nas três edições anteriores.
A presente edição atribui apenas uma distinção (Prémio Cuidar), no montante de 2000 euros. Este ano, o Cuidar 15 reveste-se de um cariz especial, pois é uma edição exclusiva a projetos já premiados em edições anteriores.
«Quando criámos o Cuidar pretendíamos premiar a excelência, fazendo um benchmarking dos principais projetos de melhoria contínua, dando destaque e partilhando o conhecimento que eles geraram para a profissão», explica. “Pretendemos aferir a evolução destes após terem sido premiados, porque Cuidar não é só um fim, mas também um percurso em constante evolução”, afirma a Presidente do Conselho Diretivo Regional da SRC, Isabel Oliveira.