O Programa de Mobilidade Escolar Ativa da Ciclaveiro (PéPedal) celebra o final do ano letivo com um passeio a pé e de bicicleta.
Iniciativa da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro, este domingo, para celebrar o programa que visa promover deslocações ativas para a escola a pé ou de bicicleta e dessa forma reduzir o número de crianças que chegam à escola diariamente sentadas no carro.
O encerramento da implementação nas 4 escolas do AEA acontece em Passeio Escolar (percurso a pé e de bicicleta), que terminará com uma apresentação do que foi o programa este ano nas escolas e um piquenique partilhado, com tempo para conviver e desfrutar de algumas iniciativas preparadas, mas sobretudo de tempo para brincar.
Depois de promover 805 consultas no Consultório Médico Pépedal, realizar mais de 2000 viagens nos Comboios Pépedal com o apoio de 115 pais inscritos como maquinistas voluntários que garantiram o funcionamento das 12 rotas para a escola a pé e a pedal e de mobilizar 18 apoiantes e parceiros do programa que integram a rede de Amigos PéPedal que junta o comércio local, agentes desportivos e culturais da cidade, a Ciclaveiro convida as comunidades escolares das 4 escolas envolvidas neste programa de mobilidade escolar ativa para reunirem num grande Passeio Escolar de Celebração PéPedal, seguido de um piquenique partilhado com tempo para conviver, brincar e aproveitar as boas surpresas que preparámos.
O encontro está marcado para as 10h15 na Praça da República com as crianças, as famílias, as associações de pais e encarregados de educação, os professores, as auxiliares, os profissionais de saúde e todos os parceiros, que sairão para um passeio urbano e curto pela cidade, com um percurso a pé e outro de bicicleta até à Fábrica de Ciência Viva.
Naquele espaço será possível ver um vídeo resumo do que foi o PéPedal este ano letivo nas 4 escolas.
De seguida, haverá um piquenique partilhado, acompanhado de jogos, histórias e muitas surpresas que vão surgindo ao ritmo da vontade dos participantes, com tempo para conviver e partilhar experiências e brincadeiras.
Alunos do Centro Escolar das Barrocas, Centro Escolar de Santiago, Escola Básica da Glória e Escola Básica da Vera Cruz são desafiados a pedalar.