Portucel investe milhões em Aveiro. 300 postos de trabalho serão criados.

A Portucel vai reforçar o investimento feita na unidade fabril de Cacia com a entrada no 'universo' da produção de papel para consumo doméstico e industrial.

A empresa prepara-se para investir 420 milhões de euros e potenciar a criação de mais 300 postos de trabalho.

O grupo Portucel Soporcel avança para a produção de novos produtos em papel em particular papel para uso domestico.

José Nordeste, Director da fábrica de Cacia, não esconde um discurso ambicioso. Quer melhorar os números apostando no mercado europeu. "Apostamos no mercado ibérico, inicialmente", disse na Terra Nova. Rapidamente "aumentaremos a nossa capacidade produtiva para abranger o mercado europeu de grande consumo (Espanha, França e Inglaterra). Será um projecto em grande, de grande relevância e impacto financeiro. A médio prazo seremos alguém importante neste negócio", vincou José Nordeste.

Cacia "será a âncora deste novo negócio, teremos novas máquinas para fazer o papel de vários segmentos de mercado. Faremos papel de utilização sanitária, lenços, guardanapos, toalhas e muito mais. O Grupo estará nesses segmentos especializados e para Aveiro será uma actividade económica relevante. O investimento em Aveiro deve-se, ainda, à ajuda da Câmara", disse.

O grupo Portucel Soporcel, o terceiro maior exportador português e o maior produtor nacional de plantas certificadas, volta este ano a realizar a iniciativa “Dá a Mão à Floresta”.

Hoje é um dia em que a empresa distribui espécies cultivadas em viveiros para fomentar valores ambientais. Sob o mote “Cuida da Floresta que ela dá o seu melhor”, o Grupo reforça em 2015 a componente de educação para a Sustentabilidade oferecendo à população centenas de plantas ornamentais e florestais características da região, tais como, alfazemas, alecrins, pinheiros mansos, eucaliptos, sobreiros, carvalhos, azinheiras, e medronheiros.

Sublinhe-se que as plantas a distribuir pela comunidade são certificadas tendo origem nos viveiros do Grupo, onde todos os anos são produzidas 12 milhões de plantas de diversas espécies que contribuem para a renovação da floresta nacional.

Jorge Ratola, Vereador da Câmara de Aveiro, realça a importância de combinar o crescimento económico com os valores ambientais realçando a "aposta no crescimento". A Câmara "soube responder ao desafio dos empresários", sublinhou. "Encontrámos com a Portucel caminhos comuns com resultados muito bons a curto prazo. Mais emprego, forte investimento financeiro e requalificação de áreas, são factores relevantes para o nosso empenhamento político. É um investimento financeiro muito importante", disse. A Portucel "está apostada em promover a sustentabilidade de recursos".