Centro Comercial Vida Ovar, Polícia de Segurança Pública e Associação Protetora dos Animais Domésticos de Ovar juntam-se para assinalar o Dia Internacional do Animal Abandonado.
Ação, este sábado, entre as 17 e as 20h, com agentes da PSP e voluntários da APADO presentes na ação de sensibilização, com os cães-polícia a demonstrar as suas habilidades e capacidades.
No interior do centro comercial VIDA Ovar estará patente a “Exposição Infantil” que reúne vários trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Ovar, subordinados à temática do abandono e maus-tratos de animais de companhia.
Sem data fixa, o Dia Internacional do Animal Abandonado comemora-se no terceiro sábado do mês de agosto, desde 1992, focando-se na promoção da adoção responsável de animais abandonados, no bom tratamento dos animais de companhia e na sensibilização para o não-abandono dos mesmos.
Segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em 2021, foram recolhidos cerca de 43.600 cães e gatos que se encontravam em situação de abandono por centros municipais (média de 119 por dia).
Este número assume uma dimensão significativa quando, em Portugal, existem cerca de 170 centros oficiais de acolhimento e tratamento de animais.