Não há portugueses a bordo da embarcação galega que afundou nos mares da Terra Nova naquela que é considerada a maior tragédia marítima dos últimos anos para os galegos.
Haverá 10 mortos e 11 desaparecidos na sequência de um naufrágio de uma embarcação de pesca da Galiza nos mares da Terra Nova e uma embarcação sedeada no Porto de Aveiro que estava na área participa nas buscas.
O Villa de Pitanxo é oriundo de Marín, Pontevedra, e levava a bordo 24 pescadores, 16 dos quais espanhóis, cinco peruanos e três ganeses, segundo reportam meios de comunicação da Galiza (La Voz de Galicia).
Três pescadores já terão sido resgatados.
Esta é uma embarcação com 50 metros de comprimento.
O sinal do barco perdeu-se ontem às 05:24 (horas locais) tendo o Centro Nacional de Coordenação de Resgate Marítimo mobilizado vários navios naquela área, entre os quais o “Novo Virgem da Barca”, da Empresa de Pesca de Aveiro.
Nas buscas participam um avião, dois helicópteros e ainda um navio espanhol. Meios da marinha do Canadá estavam também a caminho do local.
Três sobreviventes, em hipotermia, foram encontrados num salva-vidas.
As autoridades buscam mais dois salva-vidas num mar de condições adversas, temperaturas baixas e com uma tempestade a varrer a área.