A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBI) espera que o Governo tenha um espírito reformista para mobilizar os cidadãos para a mudança necessária em termos ambientais.
No momento em que assinala a entrada em vigor da Lei de Bases do Clima, a MUBI defende mudanças de fundo para conseguir potenciar os modos suaves e o transporte ferroviário.
Definir metas ambiciosas para a redução das emissões de dióxido de carbono é uma das alavancas para conseguir recuperar o tempo perdido.
Rui Igreja, da MUBI, lembra que é mais fácil agir sobre áreas tuteladas pelo Estado do que em setores que vão ser obrigados a mudar depois de décadas e décadas de hábitos enraizados.
Portugal e outros países vão enfrentar uma mudança civilizacional. (com áudio)
A legislação portuguesa passa a determinar que o Estado está obrigado a promover os modos activos de deslocação. É a primeira vez que uma lei em Portugal atribui ao Estado (administração direta, indireta, regional e local) a obrigação de promover os modos activos de deslocação (pedonal e bicicleta).
Mudança que vai alterar a política energética nacional com os modos activos de transporte ligados à descarbonização da mobilidade.