A Mealhada quer incentivar o regresso de cidadãos que apostaram na emigração.
O Município marcou presença nos Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), sob o lema “Investimento da Diáspora, um investimento com marca”, que decorreram, de 15 a 17 de dezembro, em Fátima.
O objetivo é preparar o Município para o regresso daqueles que, durante algum tempo, saem do país para trabalhar.
Ao longo dos quase três dias, para além das sessões plenárias, de sessões de apresentação de ideias, projetos e soluções de investimento, foram ainda promovidas sessões temáticas paralelas com enfoque nos temas Agricultura e Agroalimentar; Indústria 4.0 e Produção Avançada; Turismo e Sustentabilidade; Mar e Economia Azul; Digital e Saúde; Ideias e Negócios nos Territórios do Interior. As mesas redondas, sessões dinâmicas de networking e visitas a empresas do Médio Tejo foram ainda outros dos tópicos do programa.
"A relação com os filhos do concelho espalhados pelo mundo é algo que procuramos valorizar e fazer crescer todo o ano. É muito habitual falarmos nos seus períodos de férias e ajudarmos a resolver as suas preocupações, mas a nossa presença aqui reforça o nosso empenho na preparação do seu regresso a Portugal e na segurança das suas decisões de investimento no nosso território. O Município está cá para apoiar”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
Estiveram reunidos mais de 750 participantes entre os quais representantes do empreendedorismo e empresas da diáspora e local, do associativismo, designadamente do associativismo jovem, dos municípios, e do governo, num reconhecimento de políticas públicas, oportunidades e projetos exemplificativos das diferentes áreas do investimento e do empreendedorismo.