Mau tempo traz aviso vermelho e barra fechada a toda a navegação.

O mau tempo está de regresso.

Depois da Hermínia chega a tempestade Ivo que já está a afetar o estado do tempo em Portugal, tendo sido emitidos avisos de nível amarelo para a precipitação e neve, bem como avisos de nível laranja para o vento e de nível vermelho para agitação marítima.

De acordo com o IPMA, a chuva apresenta períodos em que cai em força seguindo de norte para sul, diminuindo de intensidade.

A previsão do estado do mar e do vento aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental a partir das 00h00, desta quarta, até às 00h00 de sexta-feira, 31 de janeiro.

O aviso vermelho, no distrito de Aveiro, vigora a partir das 18h desta quarta até às 6h da manhã de quinta.

A barra do porto de Aveiro está encerrada a toda a navegação.

A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os 12 metros e uma altura máxima de 22 metros, com um período médio a variar entre os 11 e os 15 segundos.

São esperados ventos provenientes do quadrante noroeste, com uma intensidade média de 93 km/h e com rajadas até 168 km/h.

O aviso é dirigido em particular à comunidade piscatória e à náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

Recomenda-se também o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias dos Portos.

À população em geral desaconselha-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.