Portugal Continental vai ser afetado na sexta-feira por uma depressão que vai causar agitação marítima e vento forte com rajadas até 110 quilómetros por hora.
Será uma "depressão que vai causar agitação marítima e vento forte" com rajadas até 110 quilómetros por hora, o que levou à emissão de aviso vermelho, segundo o IPMA.
Sete Distritos vão estar sob aviso vermelho na sexta-feira, entre as 12:00 e as 19:00, devido à agitação marítima: Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Viana do Castelo.
A depressão 'Helena', centrada a noroeste do Golfo de Biscaia, vai afetar Portugal Continental em particular no que diz respeito ao vento e à agitação marítima na costa ocidental.
Relativamente à precipitação, vai ser intermitente, mas localmente intensa e acompanhada por granizo e trovoadas.
No sábado vai haver uma diminuição do vento e da agitação marítima.
No que diz respeito às temperaturas e devido à massa de ar polar, está prevista a partir de sexta-feira e no sábado uma descida gradual dos valores da temperatura.
Além do aviso vermelho e laranja para agitação marítima e vento, o IPMA colocou também na sexta-feira sob aviso amarelo os distritos de Évora, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga por causa da chuva.