“Ser capaz. Ser feliz” é o mote do projeto educativo do IDL.
O novo Compromisso Educativo do Instituto Duarte de Lemos decorre da mudança de titular.
Os administradores do IDL, Jorge Castro e Cláudia Matos, o Diretor Pedagógico, António Pinho, e o Presidente do Instituto Português de Novas Aprendizagens (um dos parceiros estratégicos deste novo projeto), Carlos Gomes da Costa, explanaram as várias vertentes deste novo projeto.
Foi apresentada a nova imagem do IDL, nomeadamente através da sua nova página web e do novo logótipo, imagem essa que aparecerá associada a todos os meios de divulgação da oferta educativa do IDL a partir do ano letivo de 2020 / 2021.
O compromisso assume o IDL como escola de inspiração europeia.
“A Europa é o nosso primeiro mundo, de cultura e valores europeus, que nortearão a sua ação educativa. Valores como o trabalho, a inovação, a tolerância, a cultura, o empreendedorismo, o sucesso... e a felicidade, serão determinantes na sua ação educativa diária”.
O Plano estratégico para os próximos anos letivos assenta no referido compromisso de acompanhar o aluno ao longo das várias fases do seu crescimento enquanto pessoa e cidadão.
Partindo do currículo oficial, o aluno do IDL terá acesso a uma formação sólida e abrangente, que lhe permita fazer ao longo do seu percurso escolar, “do berço à universidade”, um conjunto de escolhas informadas e coerentes.
No presente ano letivo estão já a ser criadas as bases para que este projeto arranque em pleno no dia 1 de setembro de 2020, início do ano letivo 2020-2021.
Áreas como as línguas estrangeiras (onde o inglês assumirá um papel relevante) ou a utilização permanente das novas tecnologias, obrigam o IDL a um plano de formação profissional e pessoal para todos os colaboradores da escola.