O investimento “permanente” nas praias é garantia de qualidade para manter os galardões da Bandeira Azul e Praia Acessível. Ílhavo assume que os passadiços entre Barra e Costa Nova (150 mil euros) e a marginal na frente ria da Costa Nova (220 mil euros) são apenas dois projetos visíveis dessa ação a que se juntam os 18030 euros investidos em segurança na praia.
O hastear de bandeiras consumou-se esta terça e o autarca de Ílhavo confessou orgulho pela “constante qualificação das praias” (com áudio).
Fernando Caçoilo adianta que os custos com segurança são difíceis de encarar considerando que a responsabilidade deveria ser assumida pelo Estado. “Custa muito porque acho que não deviam ser as Câmaras a pagar. Era quase como a Câmara pagar à Polícia para fiscalizar os arruamentos. Quem deveria fazer esta fiscalização deveria ser o Estado”.
Os protocolos de cooperação de Vigilância e Segurança Balnear com a Administração do Porto de Aveiro, a Associação de Concessionários e a Associação de Nadadores Salvadores "ResgatÍlhavo" asseguram a vigilância das praias por áreas concessionadas e passagem noutros locais onde os veraneantes fazem praia.
Julho fica ainda marcado pela programação “Marolas 2016”. Haverá atividades desportivas, música e workshops. Entre 8 e 31 de Julho haverá 24 dias de festa nas praias com animação musical a cargo de Nice Weather for Ducks, Moonshiners, Maze e Capitão Fausto entre outros.
Beatriz Martins, vereadora com o pelouro da juventude na Câmara de Ílhavo, fala em programação diversa. “Temos animação de praia, workshops de participação gratuita e desportos náuticos. Praia e Verão é alegria e saúde com batismos em diferentes modalidades”.