Ílhavo recebe o selo de mérito “Ouro” na 4.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).
Iniciativa promovida pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais com o apoio institucional da Merck, distinguiu, este ano, quatro projetos levados a cabo pelos municípios de Ílhavo, Castelo de Paiva, Felgueiras e Vila Verde, pelo desempenho e boas práticas no apoio aos cuidadores informais.
A iniciativa implementou, pela primeira vez, um sistema de classificação que reconhece a excelência, consistência e impacto das propostas, através de selos de mérito com três categorias distintas que visam tornar a atribuição do selo de mérito mais justo e criterioso junto das autarquias vencedoras: “Ouro” (150 pontos ou mais), “Prata” (de 125 a 149 pontos) e “Bronze” (de 100 a 124 pontos).
O município de Ílhavo foi reconhecido com a classificação “Ouro” (190 pontos) pelo carácter integrado do seu projeto "Maiores no Cuidado" que reflete, segundo a organização, “compromisso contínuo da autarquia com os cuidadores informais”.
Este modelo de intervenção oferece formação específica, apoio psicológico e social, ações de estimulação cognitiva, programas intergeracionais e um acompanhamento no período de luto.
A sua abordagem centrada no cuidador e o envolvimento de múltiplos parceiros institucionais tornam-no um exemplo de resposta territorial de proximidade e impacto social.
“As candidaturas que recebemos este ano revelam um compromisso cada vez maior das autarquias com os cuidadores informais, traduzido em projetos com impacto real nas comunidades. É inspirador ver como estas iniciativas conseguem, com criatividade e proximidade, responder a necessidades tão urgentes como o apoio emocional, o descanso e a valorização de quem cuida todos os dias sem pedir nada em troca”, refere Palmira Martins, Assistente Social na Associação RD Portugal - União das Associações das Doenças Raras de Portugal e membro do júri.