O programa de Apoio a Pessoas em Luto arranca este mês com uma conversa sobre "ser compassivo no luto".
Inicia do Município de Ílhavo com “oficinas temáticas” abertas a toda a comunidade e Grupos de Partilha Orientada, de acesso mais restrito.
Este programa é um trabalho estruturado, de longa duração, que tem como objetivo oferecer um entendimento abrangente sobre o tema e o seu processo.
A primeira oficina (de três, que se vão realizar até ao final do ano) está agendada para 12 de outubro, às 18h30, no Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo.
A sessão é aberta a toda a comunidade e será dinamizada por Lídia Rego, psicóloga especializada na área do luto, dinamizadora do Grupo de Apoio ao Luto.
"Ser Compassivo no Luto: Como Ajudar" é o tema desta primeira oficina em que se fará um caminho de olhar compassivo sobre as perdas e os processos de luto, convidando os participantes a desenvolver atitudes e comportamentos mais conscientes, adequados e humanizados para quem sofre.
Em tom de conversa, partilha e reflexão, procurar-se-á clarificar o que é o processo de luto, desmistificando o "ter de esquecer ou ultrapassar algo" e identificando comportamentos realmente adequados e acessíveis a todos, no acompanhamento compassivo de alguém em luto.
O Programa de Apoio a Pessoas em Luto integra, ainda, sessões de apoio dirigidos a grupos de acesso reservado - os Grupos de Partilha Orientada – que têm inscrições abertas até ao dia 18 de outubro.
A primeira sessão destes grupos está prevista para o dia 8 de novembro, no Laboratório do Envelhecimento (na foto), em Ílhavo.