O Laboratório do Envelhecimento de Ílhavo continua a somar prémios e distinções.
Este espaço dedicado ao estudo e implementação de políticas públicas desenvolvidas na área do envelhecimento mereceu reconhecimentos da Ordem Profissional dos Psicólogos que atribuiu ao Município de Ílhavo o título de “Comunidades Pró-Envelhecimento 2022/2024” e da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais que concedeu o “Selo de Mérito”.
A O reconhecimento da Ordem dos Psicólogos realça o “empenho da autarquia” na implementação de políticas, programas, planos estratégicos e boas práticas, que “manifestam um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, ao longo de todo o ciclo de vida”.
No total, foram apresentadas 85 propostas a nível nacional e reconhecidas 72 candidaturas.
A cerimónia de entrega dos selos decorreu no dia 14 de abril, em Évora, tendo o Município de Ílhavo sido representado pela Vereadora Mariana Ramos.
Já a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais atribuiu o Selo de Mérito, reconhecendo a “linha programática do Laboratório do Envelhecimento, para os cuidadores informais”.
No total, foram apresentadas 54 propostas a nível nacional e reconhecidas 42 candidaturas.
No seu primeiro ano de atividade, o Laboratório do Envelhecimento já conquistou 5 prémios, nacionais e internacionais.
A unidade tem merecido reconhecimento e a visita de comitivas de técnicos e investigadores, provenientes de Portugal e de outros países da Europa, com o intuito de conhecerem o modelo de implementação das políticas públicas de envelhecimento no território de Ílhavo.
É o caso de uma comitiva de investigadores da Tampere University of Applied Sciences, da Finlândia, que recentemente esteve no local.